Alunos da EMEB Arizona conquistam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Jacinto Machado

 

Cerimônia de entrega da premiação foi prestigiada por autoridades municipais

O prefeito de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri, educador por profissão, teve uma grata surpresa ao receber uma carta do Astrônomo professor Dr. João Batista Garcia Canalle, Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, dando conta de que os alunos Cláudia Dagostin Thomasi, Dienifer Soares Bereznik e Milenia Pokmaier de Betio, foram medalhistas de bronze na XVI OBA. “Deixamos aqui registrados os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores e escola”, disse o Coordenador.  

Cerimônia de entrega das medalhas

Na quarta-feira, 06 de novembro, nas dependências da Escola Municipal Arizona, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em cerimônia que reuniu o prefeito, vice, vereadores, secretários municipais, professores, alunos e seus familiares, realizou entrega da premiação aos alunos participantes da XVI OBA.

O prefeito Antonio João de Fáveri não escondeu sua emoção ao parabenizar aos alunos e professores da EMEB Arizona.  “Estou muito feliz porque vocês conquistaram o terceiro lugar entre 775.023 alunos participantes da olimpíada brasileira”, disse o chefe do executivo, enquanto entregava as medalhas de bronze aos alunos da escola. O prefeito também parabenizou a professora da turma de alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries, Denise Guelere pela sua dedicação ao aplicar a prova.

O trabalho

Segundo a professora Denise Guelere, este é o segundo ano em que a Escola Arizona participa da OBA. Neste ano os alunos confeccionaram um Relógio do Sol. “Vem uma prova para reproduzir com Xerox para toda a turma, eu apliquei para os alunos do 6º ao 8º ano, tendo 10 alunos classificados com melhor pontuação. A prova exigiu muitos cálculos”, afirma a professora.  

O que é OBA?

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (oba) e a mostra brasileira de foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). São eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da olimpíada alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

 

Foto: AssecomJM

Legenda: Prefeito, vice, secretário de Educação, professora e alunos premiados na olimpíada