Brasília (13/05/14) – Prefeitos, vereadores e secretários municipais da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) participaram nesta terça-feira (13) de encontro na Secretaria de Articulação Nacional (SAN), em Brasília, onde assistiram à explanação de técnicos do Ministério do Turismo (MTur) sobre a apresentação de propostas para captação de recursos para infraestrutura turística e eventos.
Além disso, a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini, apresentou as funções da pasta, seus objetivos e as possibilidades de apoio aos prefeitos. “Sabemos que vocês contam com equipes capacitadas em seus municípios, mas nossos servidores estão disponíveis para auxílio em qualquer demanda a nível federal”, salientou.
Ao todo, mais de 30 pessoas acompanharam a exposição, entre eles o prefeito de Balneário Arroio do Silva e presidente da Amesc, Evandro Scaini; os prefeitos de Turvo, Ronaldo Carlessi; de Passo de Torres, Juarez Godinho Scheffer; de Sombrio, Zênio Cardoso; de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira; de Praia Grande, Valcir Daros; de Maracajá, Wagner da Rosa; de Morro Grande, Valdionir Rocha; de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira da Silva; e os vice-prefeitos de Arroio do Silva, Fernando Luiz Borges; de Praia Grande, Nereu Scheffer Cristóvão; e de Balneário Gaivota, Terrimar Ramos Pereira.
Do MTur, o coordenador-geral de Análise de Projetos da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Bernardo Soares, explicou que o Ministério apoia somente eventos exclusivos da prefeitura, sem participação de entidades. Os recursos disponíveis para cada evento variam de R$ 100 mil até R$ 1 milhão, sendo que podem ser aplicados em palcos, tendas, pavilhões, iluminação, sistemas de som, segurança, banheiros químicos, entre outros itens.
Já na parte de infraestrutura turística, o representante do setor no MTur, Renato Vieira, salientou que é possível captar recursos para investimento centros de cultura, museus, teatros, centros de convenções, mirantes, escolas de qualificação turística, parques ecológicos, sinalização, pórticos e portais, restauração de monumentos históricos, entre outros.
Ao final, o prefeito Evandro Scaini agradeceu o apoio e entregou à secretária Lourdes Martini edições do livro Potencialidades do Extremo Sul Catarinense, que ficarão disponíveis para consulta na sede da SAN em Brasília. “Agradecemos a recepção e a oportunidade e ficamos satisfeitos em divulgar aqui em Brasília as potencialidades da nossa região”, finalizou Scaini.
Texto e fotos:
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
—
Assessoria de Comunicação Balneário Arroio do Silva