Conferência Municipal de Assistência Social, Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), Portaria MC Nº618, de 22 de março de 2021 e demais assuntos pertinentes reuniu o Colegiado Regional de Assistência Social (COAS/AMESC). Estiveram presentes os secretários de Assistência Social e um técnico do SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social) de cada município.
Segundo a assessora de Políticas Públicas da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Rosangela Paulino Alexandrino, foi uma reunião produtiva na qual discutiu-se sobre a importância da elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) que de acordo com a Norma Operacional Básica (NOB/SUAS/2012) o Plano de Assistência Social é um instrumento de gestão que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do SUAS, contemplando as prioridades a serem desenvolvidas por meio dos serviços, programas, projetos e benefícios, no município.
Conforme a assessoria em Políticas Públicas da AMESC, as assessorias das 21 associações de municípios elaboraram um material com passo a passo para a construção, pelos municípios, e assim auxiliando no processo de elaboração do PMAS.
“A AMESC deverá realizar um outro momento com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para tratarmos sobre a Conferência Municipal de Assistência Social e ficou acordado que será iniciado o processo de elaboração o PMAS após a realização das Conferências Municipais ,em que os municípios poderão fazer a leitura das deliberações das conferências se absorver o que foi deliberado nas conferências e assim contemplar no plano”, cita a assessora.
O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, agradece a participação dos Gestores nas reuniões do COEGEMAS e lembra que foi extremamente importante a participação de todos para o processo de aprovação do Cofinaciamento Estadual.
Renata Tonetto Angeloni
Assessoria de comunicação AMESC
imprensa@amesc.com.br