O Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) marcou presença significativa no 35º Festival de Turismo (FESTURIS), realizado em Gramado, nos dias 9 e 10 de novembro. Esta participação em grande número no evento reforça o compromisso e a dedicação dos gestores de turismo da região em promover e fortalecer a área.
A região Caminho dos Canyons foi representada em três estandes distintos, demonstrando a rica diversidade e o potencial turístico da área. O município de Praia Grande, conhecido como o indutor do turismo na região, se destacou com um estande próprio, enfatizando sua relevância e atraindo olhares para as belezas naturais e culturais que oferece.
O evento foi também palco para a promoção do Geoparque Mundial da UNESCO Caminho dos Cânions do Sul. Durante a feira, foi realizado o lançamento das Georrotas, o primeiro produto turístico de geoparques do Brasil. Este lançamento é um marco importante, pois evidencia o esforço e a inovação na oferta turística da região, valorizando as características geológicas únicas e a biodiversidade local.
Além disso, a Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina (SETUR), em seu estande, destacou os municípios da região Caminho dos Canyons. Esta inclusão no estande da SETUR demonstra o reconhecimento da importância da região no cenário turístico estadual e nacional.
O coordenador de turismo da AMESC, Jorge Scandolara, comentou sobre a importância dessa participação: “Estar presente no FESTURIS é uma oportunidade excepcional para os gestores de turismo da AMESC. Não apenas promovemos a nossa bela região Caminho dos Canyons, mas também trocamos experiências, aprendemos com outros destinos e fortalecemos nossas redes de contato. Esta participação é vital para a promoção contínua e o desenvolvimento sustentável do turismo na região.”
A presença assertiva da AMESC no FESTURIS é um testemunho do empenho contínuo dos gestores de turismo da região em colocar o Caminho dos Canyons no mapa do turismo brasileiro. Com eventos como este, a região não só mostra seu potencial, mas também abre portas para futuras parcerias e oportunidades de crescimento.
Para o presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, cada vez a região se mostra unida, fortalecida e em trabalho conjunto para alavancar a região, sendo que o turismo possui um excelente potencial, e que é trabalhado cada vez mais fortemente.