A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) esteve representada na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Estiveram no evento o presidente da associação, prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo (Kéio); o prefeito de Balneário arroio do Silva, Evandro Scaini; o prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari (Gaiola); o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica) e o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.
Com o tema Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida, a Marcha ocorreu entre os dias 20 a 23 (segunda a quinta-feira).
Para o presidente da AMESC, Kéio, foi importante acompanhar as reivindicações dos prefeitos, sendo que o principal assunto tratado foi sobre a desoneração da folha, em um importante e necessário o diálogo para os municípios. Outro ponto foi sobre financiamento para os municípios que devem previdência. Também esteve na pauta outro assunto de extrema importância, que se refere com o clima, e no qual um consórcio será criado para trabalhar diante das adversidades climáticas. Para Kéio, foi bastante produtivo por se tratar de temas muito pertinentes que a maioria das administrações municipais vem enfrentando em seu cotidiano.
“É por meio do diálogo coletivo que se obtém informações e conquistas. Nossa AMESC tem conseguido esta articulação conjunta, e a Marcha propicia este âmbito nacional de diálogo conjunto”, destaca Kéio.