You are currently viewing AMESC exalta preocupação com obra na 285

AMESC exalta preocupação com obra na 285

Uma visita técnica nesta semana na BR 285 focou no andamento das obras de pavimentação.  A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) agradece a mobilização ocorrida e se manterá em acompanhamento dos resultados.  

Por intermédio de requerimento apresentado pela deputada federal Geovania de Sá, através da Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País, o trecho catarinense da BR 285, que compreende a Serra da Rocinha, passou por uma visita técnica nesta segunda-feira, 14. Durante o ato, a equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prestou esclarecimentos sobre o andamento das obras e apontou uma nova previsão de término dos trabalhos.

O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, agradece em nome de todo o colegiado a mobilização, pois a obra é de extrema importância para o desenvolvimento da região. “Unidos somos mais fortes, e termos mais autoridades engajados conosco nos dá satisfação em aguardar o dia da tão sonhada inauguração”, enfatiza.

Entenda mais:

Conforme o superintendente do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade fatores climáticos favoreceram a queda de barreiras, prejudicando o andamento de diversas obras no estado. “Faltam R$ 5 milhões para terminar a obra. Hoje, a BR 285 não vai ser mais uma promessa, mas uma realidade”, esclareceu ao assegurar que o novo prazo para a conclusão da obra é março de 2024.

Em contrapartida à estimativa de término, Geovania de Sá enfatizou a importância da obra para o desenvolvimento do Estado e fez a provocação para que a data da inauguração já fosse definida no encontro. “Quando trabalhamos com prazos as coisas fluem melhor. Que tal definirmos 30 de março o dia para a inauguração?”, disse a parlamentar ao destacar que irá levar a sugestão ao ministro José Renan Calheiros Filho. “Já vou propor isso na próxima reunião com o Ministério dos Transportes”, pontuou.

A visita foi solicitada pela parlamentar devido aos atrasos para a entrega da obra. Iniciada em 2016, o prazo final já teve diversas alterações. A primeira data de conclusão estava prevista para 2020. Desde então, outros prazos foram estipulados, mas a obra ainda não foi concluída. 2023 havia sido o último prazo apontado pelo Ministério dos Transportes, em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, em março deste ano.

De acordo com o detalhamento do Dnit, do total de 22 km de extensão a serem construídos, 100% dos 9 km de pavimentação flexível já foram concluídos. O desafio consiste nos 13 km de pavimento rígido que atualmente se encontra com 92% de execução, restando apenas 1 km a ser finalizado. A demora se dá devido a complexidades dos seis pontos em andamento. “O nosso desafio está nas obras de artes especiais e nas contenções que ainda precisamos vencer para ganhar plataforma e fechar os 13 km”, esclareceu o superintendente.

O pacote de obras de artes especiais inclui a construção de duas pontes, quatro viadutos, o Posto de Polícia Rodoviária Federal e as contenções de encostas.

O esclarecimento apresentado pelo Dnit ocorreu durante a reunião que antecedeu a visita, realizada na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul. O prefeito Roberto Biava, o Betinho, agradeceu a expressiva presença de autoridades no ato e salientou a importância da obra para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina.

“Sou muito grato à deputada pela luta e ao Alysson pelos esclarecimentos. Agora ficamos na expectativa da conclusão desta obra. Ela é um divisor de águas, estamos há 70 anos na espera, não só Timbé, mas os demais municípios do Sul, principalmente para o aspecto do desenvolvimento econômico e turístico do estado”, destacou o prefeito de Timbé do Sul.

Após o ato na Casa Legislativa, as autoridades presentes e a imprensa percorreram o trecho para vistoriar o andamento dos trabalhos. Mais de uma centena de autoridades participaram do encontro. Integrando o grupo estiveram os deputados estaduais Tiago Zilli e José Milton Scheffer, o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi, o coordenador regional de infraestrutura Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ademir José Honorato – representando o Governador, Jorginho Mello, o vice-presidente da Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Pedro Kuzniecow – representando o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves, e o secretário adjunto da Secretaria de Portos e Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Robison Coelho.

O evento também contou com a expressiva presença de vereadores, prefeitos e entidades ligadas ao comércio, indústria e turismo da região Sul de Santa Catarina.

Texto com apoio de Daiana Carvalho – assessoria deputada federal Geovania de Sá