Na manhã desta sexta-feira, a sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) foi palco de um importante encontro que reuniu os prefeitos eleitos para o próximo mandato e gestores atuais.
Durante a assembleia, foi apresentada a prestação de contas da gestão 2021-2024, além de serem discutidas as principais conquistas e desafios enfrentados ao longo dos últimos quatro anos. A associação foi apresentada aos novos gestores.
A reunião contou com um momento de transição e planejamento, com foco em assegurar uma continuidade administrativa eficiente e alinhada às necessidades regionais. No evento, também foi realizada a definição da nova presidência da AMESC, que assumirá o comando da associação em janeiro de 2025, liderando os municípios em busca de soluções conjuntas para o desenvolvimento da região. Em consenso os gestores aceitaram o nome da prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, que colocou seu nome à disposição.
Conforme estatuto, a escolha se dá pela definição dos atuais prefeitos com mandato neste período. Devido ao período de transição, a definição da presidência precisa ser anterior ao dia 31 de dezembro para que o mandato se inicie com gestão. Como reeleita e única mulher, Gislaine que já teve seu pai como presidente da AMESC, se prontificou a assumir o primeiro ano de mandato.
Ao longo da apresentação, os gestores atuais destacaram os avanços obtidos em áreas como infraestrutura, saúde e educação, bem como o trabalho conjunto que marcou o período da administração. O clima de diálogo e cooperação entre os gestores foi ressaltado como fundamental para a integração regional e a promoção de políticas públicas de impacto.
Encerrando o encontro, todos os participantes tiveram a oportunidade de confraternizar durante um almoço, fortalecendo os laços de união e parceria que caracterizam a AMESC como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do Extremo Sul de Santa Catarina. Os prefeitos que encerram seus mandatos foram agraciados pelo presidente que se despede, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, com placas de homenagens. Todos os gestores receberam uma lembrança.