A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) iniciou nesta primeira semana de junho mais uma capacitação coletiva. A ação voltada para os Conselhos Tutelares visa a capacitação dos conselheiros para uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência SIPIA – CT. O treinamento estruturado em três módulos abrange o uso do SIPIA para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, focando no entendimento do sistema, a importância dos dados para políticas públicas e serviços, e as dificuldades de implementação.
O presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, destaca o pensamento coletivo dos prefeitos a fim de alinhar as demandas coletivas em conhecimento estratégico para todos os profissionais da região, demandando a essência da associação em fortalecer a estrutura técnica e administrativa dos municípios filiados.
Segundo a assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, esta capacitação SIPIA – CT propicia otimizar o registro, acompanhamento e gestão de informações sobre violações de direitos de crianças e adolescentes assegurando uma atuação mais eficaz e alinhada às necessidades e a garantia de seus direitos.