A primeira vez que os prefeitos trataram desse assunto foi no dia nove de março de 2005, em Brasília, durante audiência na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Acompanhados do deputado federal Jorge Boeira e pela assessoria de gabinete do deputado Leodegar Tiscoski, foram recepcionados pelo Diretor de Administração e Finanças, Edmundo Antonio T. Pereira e pelo Secretário Executivo da Câmara de Compensação Ambiental, Hélio dos Santos Pereira.
Naquela oportunidade, o presidente da Amesc, José Milton Scheffer, ressaltou o porquê da visita, “Estamos preocupados com o impacto ambiental que a duplicação trará, e consideramos injusto que os recursos na ordem de um por cento do valor da obra, sejam destinados para outros locais, fora da região que será impactada%u201D. De acordo com Pereira, as demandas serão colocadas pelos municípios e o Ibama irá rever a distribuição dos valores e auxiliar na criação de Unidades, condição indispensável para destinação dos recursos da compensação.
Após essa audiência, a Amesc abraçou a causa de lutar pela criação de UC, por intermédio do Comitê Temático do Meio Ambiente do Fdesc, visando proteger os ecossistemas dos graves impactos que os mesmos sofrerão com a duplicação da 101. Com isso, a Associação conseguiu a visitação de representantes do Ibama nacional e da Fatma, os quais chegaram no dia 14 de junho na região para participar de um encontro com os prefeitos da Amesc.
Na reunião, foi apresentado pelo Ambientalista, Tadeu Santos, propostas das possíveis Unidades de Conservação, e os representantes do Ibama se propuseram a levar para a Câmara de Compensação. No dia 15, os representantes estiveram visitando in loco as prováveis UC, onde puderam constatar a viabilidade da criação das mesmas, com base nas argumentações que serão apresentadas.
Com a assinatura do contrato, fecha mais um ciclo iniciado pelo atual presidente da Amesc, José Milton Scheffer, que encerra seu mandato, com mais uma meta superada.
Assessoria da Amesc
Michele Fernandes