A capacitação, que aconteceu na última sexta-feira (07) e sábado (08), tinha por objetivo desenvolver a área com novas técnicas de gestão na esfera pública municipal, bem como, habilitar o profissional com conhecimentos teórico-práticos para atuar e compreender as tendências do processo.
Os temas, que relatavam os desafios e as dificuldades encontradas por esses profissionais no dia-a-dia da profissão, ficaram sob a responsabilidade do professor Nelson Costa Fossatti, Doutor em Comunicação Social-PUC/RS FAMECOS, Mestre em Administração Pública/ UFRGS, atuando na área de Gestão da Comunicação na esfera municipal, Comunicação nas Organizações e Administração Pública.
Os mais de 50 participantes, entre eles profissionais da Amrec e Amurel, elogiaram o palestrante e a qualidade dos assuntos repassados. Na abertura, a presidente da Amesc, Geci Casagrande e o prefeito de Sombrio e vice-presidente da Fecam, José Milton Scheffer, reconheceram, em seus pronunciamentos, a importância de um profissional de comunicação na prefeitura.
Na Amesc, a maioria das prefeituras não possui assessoria de comunicação e nem assessores de imprensa e isso prejudica o trabalho das administrações, pois não há registro dos trabalhos que estão sendo feitos nos municípios. A notícia ruim corre por si só. O que os prefeitos precisam é de um profissional qualificado e comprometido com a ética jornalística para transformar os feitos em notícia de interesse da população. O cidadão tem direito de estar informado, enfatiza a assessoria de comunicação da Amesc, que se comprometeu em buscar mais cursos nessa área para a região.