Última reunião itinerante do ano

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Fonte: O Destaque – Sombrio


Ronaldo M. Botelho


Região – A questão do desenvolvimento econômico na região foi tema predominante na reunião dos prefeitos da Amesc, realizada na tarde de sexta-feira, dia 1.º, em Turvo. Para Moacir Mário Rovaris, coordenador Econômico na Amesc, a previsão para 2007 é de um movimento negativo. Apesar disso, ele aponta avanços na recuperação econômica do Vale. “Perdíamos 11% com relação ao crescimento no Estado, hoje esse índice passou para 4,2%”, nota. A recente crise na agricultura, vivida por vários municípios, foi lembrada como um fator desfavorável. O arroz, nesse aspecto, teve um peso preponderante. “A economia do Vale é uma cadeia formada em cima do arroz”, avalia Rovaris. Nesse sentido, a diversificação seria um caminho a ser seguido. “A dependência em torno de uma cultura, é complicada”, considera.


Turismo
Ainda em torno das perspectivas de desenvolvimento, o resultado da avaliação de operadoras de turismo, que recentemente visitaram a região, foi considerado muito bom, configurando o “Caminho dos Canyons” – roteiro estabelecido para visitas no Extremo Sul – como um destino turístico consolidado. “Apenas foram recomendados alguns ajustes na infra-estrutura dos locais. Até 2010 temos como meta que o turismo seja auto-sustentável na região”, comunicou a professora Ana Lúcia, integrante da Câmara Temática de Turismo da Amesc, durante a exposição do trabalho desenvolvido no setor.


Em documento distribuído aos prefeitos, Ana também reclamou que sua área não fora contemplada com recursos na ordem de R$ 505.500,00, que teriam sido liberados pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, para o desenvolvimento de projetos, que utilizam a marca “Caminho dos Canyons”. “Informamos que os quatro projetos não foram de conhecimento do Comitê Temático de Turismo, que trabalha há anos voluntariamente pelo turismo na Amesc, e não recebeu nenhum recurso para o desenvolvimento turístico”, diz a nota. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Heriberto Shimidt reagiu, dizendo que o recurso para o folder só teve a autorização para a licitação liberada na terça-feira. “Quanto aos outros pontos citados, tratam-se de cota estadual, que não passam pela Regional”, observou. Outro informe na reunião, foi dos resultados dos cursos sobre Relações Humanas compartilhadas, exposta pela assistente social do Deinfra, Maria Cirlene Cordioli. “Não cabe mais uma política administrativa no prisma vertical”, sintetiza Maria, que coordenou a qualificação de servidores em 10 municípios do Extremo Sul.


Administradores presentes no encontro também apresentaram questões específicas de suas cidades, como o prefeito José Milton Scheffer (PP), que manifestou preocupação com a paralisação do trecho 29 da BR-101, que liga Sombrio à Araranguá. “É necessário a agilização dessa obra, sob pena de faltar recursos mais adiante, e sermos penalizados”, observa.
Eventos no Vale



Dois importantes eventos também foram divulgados durante o Encontro dos Prefeitos. A 39º Convenção Estadual do Comércio Lojista, que acontece no próximo ano em Araranguá, foi exposta por Evandro Scaini, um dos organizadores da iniciativa. Conforme Evandro, o evento tem como tema “Venha para Araranguá, o Extremo Sul Catarinense te espera” e está mobilizando prefeitos de todas as cidades da Amesc. “Nesse evento, deveremos interagir palestras e passeios”.


Outro evento que despertou atenção entre os prefeitos, foi o 1.º Seminário Para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica do Extremo Sul de Santa Catarina, que deve acontecer no próximo dia 7, em Praia Grande. “Nosso propósito é agregar e trazer uma agricultura ecológica para a região”, observa Itamar Ferrigo, coordenador da Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba (Acevam) e vice-prefeito de Praia Grande. Na ocasião, ele entregou a presidente da Amesc, Geci Casagrande uma amostra de Banana Lifilizada, um dos produtos produzidos pela Acevam.


Outro objetivo da iniciativa, nota ele, é divulgar o Consórcio de Exportação, uma rede de agricultores integrada por 14 entidades do Estado, que tem como princípio a fomentação da produção ecológica. “Um evento como esse deve ser visto com a melhor intenção possível. Muitos, sequer sabem que existe a Acevam”, destaca o prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin (PT). O prefeito de Praia Grande, João Matos (PMDB), também chamou a atenção para a importância do Seminário.