No II Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação do Setor Público Municipal no dia 26 de janeiro, em Florianópolis, colunistas, editores e coordenadores dos principais veículos de comunicação aproveitaram a oportunidade para aperfeiçoar o relacionamento com as assessorias de imprensa municipais.
O colunista do grupo RBS/SC, Moacir Pereira, destacou a ética como fator fundamental no relacionamento entre colunista e assessor. A colunista política da Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Adriana Baldissarelli, explicou que a coluna antecipa os fatos.
Na discussão sobre que assunto é pauta para as editorias, a coordenadora do Núcleo Globo da RBSTV/SC, Brigida De Poli, destacou que temas ligados ao meio ambiente e festas municipais são pautas preferenciais para a Globo nacional. Também destacou que atualmente todos os dias a filial catarinense emplaca uma reportagem nos telejornais e programas da emissora.
Para o editor de política do Diário Catarinense, Roberto Azevedo, as assessorias de imprensa deveriam repercutir mais os assuntos nacionais a nível regional, por exemplo, a questão do PAC. O painel também contou com a participação da colunista de economia Estela Benetti, que citou a importância da parceria das assessorias no envio de informações e fotos para a coluna.
O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Rubens Lunge, enfatizou a importância de um jornalista atuando nas prefeituras.
FECAM