Amesc reivindica medidas compensatórias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

 

 

 

 

 

A Amesc, aproveitando a vinda da Senadora Ideli Salvati em Criciúma, na manhã desta quinta-feira (03/05), reivindicou apoio para reverter o posicionamento do Ibama quanto à destinação dos recursos da compensação ambiental em função da duplicação da BR-101 (trecho Sul – SC).

A grande contestação, segundo o Coordenador do Comitê Temático do Ambiente Tadeu Santos, é que os recursos na ordem de 1% do valor do empreendimento estão indo para outras regiões sobre a argumentação de que a legislação só permite a transferência para Unidades de Conservação – UC já constituídas.

 

 

“É inaceitável o posicionamento do Ibama, principalmente considerando que já existem estudos concluídos pela Amesc, os quais visam à criação de tais Unidades”, disse o ambientalista. A Senadora, já ciente da situação, prometeu apoio ao pleito e também contestou a forma de destinação dos recursos, inclusive informou que parte desses está indo para São Paulo, o que é intolerável e descabido.

 

 

“Para a nossa região, ficou destinado, através de um plano de trabalho encaminhado à Câmara de Compensação Ambiental, apenas R$ 200 mil, o que não cobre praticamente nada do impacto ambiental da obra de grande vulto que é a duplicação da BR-101”, ressalta a coordenadora de turismo e meio ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo.

 

 

Ascom AMESC