As merendeiras da rede municipal de educação receberam uma capacitação com nutricionista com o objetivo de garantir que o alimento tenha adequação nutricional. A nutricionista tem acompanhado o dia a dia nas escolas, e o encontro também serve para troca de idéias e estabelecer o elo.
A agente administrativa, Patrícia Manfredini, salienta que o encontro na manhã de sexta-feira (25) serve como um incentivo profissional. "São novidades a acrescentar durante o trabalho, assim como se habituarão melhor com as novidades oferecidas pela nutricionista", observa. Acrescenta que também haverá mais confiança entre ambas as partes.
Dentre as informações de fazer uma alimentação correta e com higiene, a nutricionista Luisete Moraes Bandeira, deu dicas como o descongelamento de carnes dentro da geladeira para que não se criem microorganismos; guardar por no máximo cinco dias os alimentos prontos congelados e todos com nome e datas de congelamento e validade; cuidar com a contaminação cruzada, já que, por exemplo, é necessário lavar alimentos e não deve ter contato com algo contaminado; lavar as saladas em uma solução de água e água clorada na proporção de 1 litro de água para 1 colher de água sanitária. "Precisamos garantir que os alimentos tenham adequação nutricional com qualidade", ressalva. Luisete também citou que é bom lavar sempre os alimentos, assim como carne e arroz. "A vitamina sempre se perde uma pequena parcela, mas que é reposta de outras formas, porém se houver contaminação por alguma bactéria, será pior haver uma infecção".
Para a merendeira da escola de Vila Manenti, Roseli Aparecida Figueiredo, é ótimo aprender mais sobre a área. "São muitas dicas importantes. Poderei lidar melhor tanto na escola quanto em casa. Tenho certeza que cada vez ofereceremos comida de melhor qualidade", destaca.