As merendeiras da rede municipal de educação do município de Timbé do Sul receberam uma capacitação com a nutricionista da Amesc, Luisete Bandeira, a fim de garantir que o alimento tenha qualidade higiênico-sanitária adequada, trocar idéias e estabelecer um bom elo, já que a nutricionista tem acompanhado o dia a dia nas escolas.
O encontro, que ocorreu no último dia de maio (31), no Centro de Convivência do Município de Timbé do Sul, serve como um incentivo profissional. “São cuidados que as merendeiras devem ter diariamente nas unidades-escolares. Por intermédio destes cursos elas são conscientizadas e conseqüente ocorre uma melhoria na qualidade do trabalho destas profissionais”, diz Luisete.
Dentre as informações repassadas estão:
*Descongelamento de carnes dentro da geladeira à guardar por, no máximo, cinco dias os alimentos prontos congelados e todos com nome e datas de congelamento e validade;
*Cuidar com a contaminação cruzada, já que, por exemplo, é necessário lavar alimentos e não deve ter contato com algo contaminado;
*Lavar as saladas em uma solução de água hipoclorada, ou seja, na proporção de 1 litro de água para 1 colher de água sanitária. "Precisamos garantir que os alimentos tenham adequação nutricional com qualidade", ressalva a nutricionista.
ASCOM AMESC