A Consulta Pública para o Banhado do Piritu, em São João do Sul, aconteceu no dia 28 de junho, no Salão do Encruzo, às 19 horas. A Consulta Pública do sistema Lagunar (Lagoa do Sombrio), foi realizada na noite de 29, no Auditório da Prefeitura Municipal de Sombrio, envolvendo os municípios de Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul.
A Amesc, por intermédio da Câmara Temática do Meio Ambiente, do Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul Catarinense (Fdesc), sob a coordenação da ONG Sócios da Natureza, promoveu mais Consultas Públicas na região. Segundo a técnica em Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, a presença das comunidades é de extrema importância para a definição e classificação do tipo de unidade que será escolhida.
As Consultas envolvem as comunidades que vivem próximas ou no entorno das Áreas de Preservação Permanentes (APP) que estão incluídas na proposta de transformação em Unidades de Conservação (UC) do extremo sul catarinense, como forma de garantir a preservação destes importantes ecossistemas de potencial eco-turístico e de estratégia para habilitá-los a receberem recursos.
Assessoria de Comunicação