Amesc implanta departamento de Engenharia e Arquitetura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Auxiliar as prefeituras na realização de obras como casas populares, creches, unidades sanitárias, abertura e pavimentação de ruas, entre outras infra-estruturas. Essas são algumas das ações que o novo departamento de engenharia e arquitetura da Amesc vai realizar a fim de suprir as dificuldades dos municípios da região na hora de elaborar projetos, principalmente os menores que não possuem um grupo técnico completo e precisam, muitas vezes, contratar trabalhos de iniciativa privada para elaboração dos mesmos. Leia mais…

O departamento está iniciando com um engenheiro civil, um desenhista, um engenheiro agrimensor e uma estagiária, os quais fornecerão o projeto completo para a licitação. O engenheiro da Amesc, Mariel Castelan da Silva explica que o departamento tem a disponibilidade de realizar projetos arquitetônicos, hidro-sanitário, estrutural, preventivo contra incêndio, pavimentação e drenagem pluvial. O departamento envolverá ainda serviços de agrimensura, tais como projetos de desmembramento, loteamento, locação, levantamentos topográficos e recadastramento urbano.

Segundo o gerente executivo da entidade, Jobson Martinho, o departamento vai oferecer os projetos com custos menores e qualidade melhor. “Queremos criar um banco de dados e para isso será realizado um mapeamento digital de todos os municípios à medida em que esses forem realizando seus projetos", diz Martinho.

Para o presidente da Amesc, o prefeito de Timbé do Sul, Nailor Biava, a formação da equipe de engenharia era a principal meta que tinha quando se propôs a assumir a presidência da Associaçaõ e que agora se transformou em uma conquista gratificante.

O primeiro município a receber cadastro das quadras e ruas (recadastramento) do seu perímetro urbano será Ermo, a pedido do prefeito Marco Leone. Para Santa Rosa do Sul estão projetando a pavimentação de duas ruas com lajotas. Os próximos municípios a serem atendidos, de acordo com os pedidos, é Maracajá, São João do Sul e Timbé do Sul.

 Em 1994 uma equipe formada por dois profissionais realizava projetos, mas por não atender à demanda foi desativada. Na época o trabalho era manual eos equipamentos ultrapassados. Desde 2002 havia uma sensibilização para a reativação do departamento. Para a criação do departamento a Amesc investiu, até o momento, R$ 60 mil na compra de equipamentos, veículo, móveis. Também foi adquirida uma estação para medições e software.

Ascom Amesc – Michele Fernandes