TREINAMENTO PARA MERENDEIRAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Qualidade higiênico sanitária dos alimentos e alimentação no primeiro ano de vida. Esses são os temas centrais da capacitação que acontece no dia 24 de agosto, na Prefeitura de Jacinto Machado, onde estarão presentes todas as merendeiras da rede municipal de ensino. A nutricionista da Amesc, Luisete Bandeira, irá ministrar duas explanações neste dia, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, para que todas as merendeiras possam participar.

 

 

Ela comenta que a qualidade higiênico sanitária dos alimentos é um assunto de extrema importância, onde se tem muito trabalho para ser realizado, pois é necessário elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação, que é um documento que cada escola deve ter e, o qual normaliza todos os procedimentos da cozinha, métodos de higiene, de conservação e de armazenagem dos alimentos.

 

 

 

 

Com este treinamento as merendeiras serão capazes de auxiliar na elaboração do Manual de Boas Práticas pela nutricionista e terão conhecimento para proceder de maneira adequada em cada situação como a forma correta de descongelar os alimentos, a temperatura que o alimento deve ser mantido, entre outros.

 

 

 

 

“O treinamento irá falar sobre a alimentação no primeiro ano de vida que é uma questão que envolve muitos “mitos” e, na rede municipal temos crianças com menos de 12 meses e precisamos capacitar nossos funcionários para atendê-las adequadamente”, diz a nutricionista, a qual salienta que o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade é fundamental para garantir a saúde da criança, mas existem casos que as mães precisam deixar o filho na creche antes de completar o 6º mês, então ser faz necessário adotar uma conduta mais adequada, mesmo sabendo que não será a melhor. Além disso, após o 6º mês a introdução dos alimentos é gradual e exige diversos cuidados.

 

 

Estes treinamentos vêm ocorrendo em vários municípios da região, os quais a Amesc atende e, segundo ela, são fundamentais para a qualidade do serviço das merendeiras. São informações que elas precisam ter acesso e pôr em prática o mais breve possível. Afinal, sem estas informações podem estar tendo condutas inadequadas e trazer diversos prejuízos à saúde dos escolares. “Na idade escolar a alimentação é fundamental e é um fator determinante para garantir o desenvolvimento saudável, por isso o profissional nutricionista, como consta na lei, é indispensável na Alimentação Escolar”, salienta Luisete.

 

 

 

 

 

Michele Fernandes – Ascom Amesc