Já se encontra na região a comitiva da Amesc, formada por secretários de turismo, trade turístico e demais integrantes da região Caminho dos Canyons, liderada pela coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, que participou de 18 a 22 de junho em São Paulo, da terceira edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Santa Catarina esteve presente no evento com um stand divulgando as nove regiões turísticas do Estado.
O stand da Amesc recebeu visitas importantes, como a do ex-secretário nacional de políticas do Ministério do Turismo e ex-presidente da ANAC, Milton Zuanazzi. A região particiou ainda, do Balcão de Comercialização, através da Agência receptiva, Rota dos Canyons, com as operadoras nacionais e internacionais para vender o roteiro Caminho dos Canyons. A média de contatos na Rodada de Negócios passou o número de 20 agências emissoras, passo importante para o crescimento do setor na região.
O evento, uma realização do Ministério do Turismo, foi aberto ao público no último dia 18. Com o tema “Viagem por todo o Brasil em um só lugar”, o salão fez parte do esforço do MTur para consolidar os melhores roteiros turísticos de todas as regiões do País. Em um espaço de 35 mil metros quadrados, os 26 estados e o Distrito Federal apresentaram os melhores roteiros e destinos ao público. A grande novidade deste ano foi à ampliação da oferta de produtos turísticos. Além de escolher pacotes de viagem, os visitantes puderam fechar negócios diretamente com hotéis, resorts, locadoras de automóveis, empresas aéreas, entre outros.
A comitiva da Amesc retornou satisfeita com os resultados conquistados, ciente de que essa foi a melhor das edições. Na bagagem, os representantes da região trazem a certeza de que o desenvolvimento do segmento de turismo no cenário mundial está vinculado à parceria entre os setores público e privado, sendo que as duas áreas têm que estar juntas para a definição de políticas de turismo.
Mais do que ‘estar na moda’, o turismo representa uma ‘pérola’ em termos econômicos, capaz de contribuir significativamente para o crescimento regional e nacional. Enquanto em 1950, registrava-se uma viagem por grupo de 100 pessoas, no ano 2000, esse índice foi de 11,5 e, a previsão para 2020, é que esse número duplique, atingindo 21 viagens a cada 100 pessoas, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Na visão dos especialistas, o desafio no Brasil, em virtude da extensão territorial, é aumentar a articulação dentro do Estado e, depois, a comunicação entre Estados e municípios. Nesse sentido, a socióloga Tânia Zapata, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), reforça a importância da construção de redes de comunicação, dentro de conceito de nova governança, visando o desenvolvimento sustentável das nações. Segundo ela, só o crescimento econômico não basta, sendo necessário agregar o investimento no capital humano e social.
Assessoria de Comunicação