A Amesc, através do Departamento de Turismo, vêm capacitando os municípios na área de atendimento e qualificação. Na quinta-feira, dia 17/07, foi à vez dos monitores do Parque Ecológico de Maracajá. O objetivo foi sensibilizar os monitores, condutores, para a importância da hospitalidade e bom atendimento, para o desenvolvimento do turismo local.
Com técnicas para alcançar a excelência no atendimento e satisfação dos visitantes, trabalhando também a comunicação verbal e não verbal e, outros aspectos relevantes à hospitalidade, a qualificação tem o foco em melhorar a prestação de serviços, o que irá proporcionar um trabalho profissional e melhor padronizado, destaca Cristiane Biléssimo, coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc.
"Para nós, funcionários do parque, é muito importante este tipo de capacitação, pois através dela estamos aprimorando nossos conhecimentos. Transmitindo ao turista, segurança e conhecimento". Gisele Garcia Dal Pont (bióloga). A capacitação dos monitores acontece sempre que necessário, geralmente duas vezes ao ano.
Neste segundo semestre de 2008 a iniciativa foi trazer um profissional de Turismo para dar uma melhor ênfase no atendimento. Maria Eunice Bonfante (Monitora), disse que já se interessava por animais e árvores, entretanto, a palestra esclareceu algumas dúvidas e proporcionou um interesse maior ainda. Esta capacitação vem de encontro com os objetivos do parque que é a preservação, através da Educação Ambiental.