Hospital Regional de Araranguá em pauta

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ascom Amesc – Jornalista Michele Fernandes

 

Os Secretários Municipais de Saúde, membros do Colegiado de Gestão Regional da Amesc, sob a coordenação da Presidente Marlei Paulo, Secretária de Santa Rosa do Sul, estiveram reunidos no início de setembro com o Reitor da UNESC, Antônio Milioli Filho e com a Diretora do Hospital Regional de Araranguá, Rita de Cássia Premoli, onde definiram os principais problemas enfrentados atualmente pelos usuários dos serviços do Hospital.

 

O secretário do Colegiado, Antônio Luís Silveira, explanou os problemas dos municípios com o atendimento e das obrigações que estão descritas no convênio de administração do hospital firmado pela UNESC e Secretaria de Estado da Saúde. Entre os assuntos mais urgentes, o problema com a transferência de pacientes, ortopedia, atendimento pelo SUS, entre outros.

 

A diretora do hospital explicou que as transferências são feitas entre contatos de médicos para médicos e se houver a negativa do médico de plantão do hospital regional e piora no quadro clínico do paciente, o médico solicitante deverá encaminhar um documento para a direção do hospital relatando o ocorrido. O Colegiado ficou com a responsabilidade de enviar um ofício para as secretarias de saúde e aos hospitais, explicando como proceder para efetuar tais transferências.

 

A ortopedia manteve-se no topo das reclamações pelos secretários de saúde, principalmente as cirurgias, onde não se consegue fazê-las pelo SUS. Rita de cássia Premoli, falou que este é um problema existente entre o corpo clínico e os ortopedistas, que foge do seu controle administrativo. “As portas do hospital estão abertas para que um profissional contratado pelos municípios possa vir e operar seus pacientes”, disse.

 

A secretária de Passo de Torres, Maria Aparecida Cardoso, perguntou durante o encontro do dia 11 de setembro, se a direção do HRA poderia contratar um profissional para operar com os recursos do aditivo de convênio firmado pelo Estado e pela UNESC, que é de R$ 400.000,00, por mês durante os próximos três meses. Porém, tanto a Diretora quanto o Reitor disseram não ser possível.

 

O Reitor, Antônio Milioli Filho, se comprometeu em fazer contato com a Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, para tentar equacionar o problema de recurso para a contratação do referido profissional. A direção do hospital solicitou que fossem informados os nomes dos membros da comissão de avaliação do convênio para que se possa convidá-los para reuniões mensais a fim de apresentar os balancetes financeiros do hospital. O representante da Secretaria Estadual de Saúde, Adalberto Nagel Simon, evidenciou que a comissão será novamente nomeada pelo secretário da 22ª SDR, Heriberto Afonso Schmidt, sendo repassado posteriormente à direção do hospital.

 Os participantes da reunião entraram no acordo comum que a única forma de dirimir os problemas de atendimento do hospital regional, principalmente na ortopedia, será realizar uma reunião com os membros do colegiado, com a Secretária de Estado da Saúde, a direção e o corpo clínico do hospital. O representante da SES, Simon, ficou de confirmar uma data com a secretária Carmem Zanotto.