Neste sábado, 27/09, comemora-se o “Dia Mundial do Turismo”. A data foi criada em 1980 com o intuito de promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores social, cultural, político e econômico. No extremo sul catarinense, a Amesc aproveita a data para ressaltar o trabalho permanente que vem desenvolvendo ao longo dos anos.
As atividades foram intensificadas em 2001, com a criação do Comitê Temático do Turismo do Fdesc, constituído com a participação de diversos segmentos do trade turístico e de voluntários, especialmente dos ex-alunos do curso Técnico em Turismo e Hospitalidade da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, que se engajaram em maior número no processo. Com a atuação do Comitê, passou a existir uma melhor sensibilização e conscientização do Poder Público.
Segundo a coordenadora de turismo e meio ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, em 2002 foi constituído o Plano Regional de Desenvolvimento. “Para a elaboração do plano, partiu-se de um diagnóstico onde foram levantados os pontos fortes e fracos dos atrativos, da infra-estrutura de apoio, dos equipamentos, serviços turísticos e do processo de gestão. Os problemas foram analisados e os objetivos delineados, estruturando o plano por meio de projetos e atividades”, diz.
A Amesc conquistou diversas metas neste início do século XXI, como a sinalização turística regional implantada nos 15 municípios; qualificação profissional do trade turístico; desmembramento da região turística Encantos do Sul e conquista da região Caminho dos Canyons, que envolve três caminhos turísticos, perfazendo 20 roteiros integrados; projeto para visita de familiarização – Famtour – das agências emissivas de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Celso Ramos; Projeto de elaboração de caminhos e roteiros turísticos, dentre outros.
O trabalho da Amesc se destaca ainda pelas capacitações em diversos municípios para condutores (guias locais), manipulação de alimentos e atendimento; Projeto de Marketing e promoção turística da região em parceria com a SDR no valor de R$ 192 mil, aprovados pela Santur; Participação nas três Edições do maior evento brasileiro em São Paulo – Salão Brasileiro de Turismo, onde aconteceu a participação na rodada de negócios com as maiores agencias do país vendando o produto Turístico através da agencia Receptiva Rota dos Canyons, entre outros projetos que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Turístico Regional.
“Temos muito trabalho pela frente, nos planejando com ações de curto, médio e longo prazo, a fim de não comprometer o desenvolvimento sustentável. Para 2009 estaremos em parceria direta com a Fecam, trabalhando em projetos viáveis, com capacitação, qualificação em todos os segmentos, seguindo o plano de desenvolvimento que é nossa ferramenta de trabalho”, destaca a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo.
Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação