Uma tabela que estabeleça a recomendação de ingestão de nutrientes para homens e mulheres de 23 a 50 anos e de crianças de 7 a 10 anos, mostraria que a quantidade de 100 gramas de soja seria suficiente para atender a 75% das necessidades de proteína para o homem, 95% das necessidades de proteína para a mulher e 125% das necessidades de proteína para uma criança (o que passaria da sua necessidade).
Ciente dos benefícios da soja e objetivando reeducar a alimentação dos adultos do amanhã, a Amesc, por intermédio da sua nutricionista, Luisete Bandeira, está realizando no extremo sul catarinense, Treinamentos Práticos para a introdução da Proteína Texturizada de Soja na merenda escolar e para fazer a garotada gostar das receitas as merendeiras estão colocando a criatividade em prática.
Na merenda da Escola de Ensino Fundamental Maria das Dores Cordeiro Angeloni, localizada na Vila Manenti, no município de Turvo, há uma novidade. O sucesso são as almôndegas de carne de soja. Depois do treinamento da Amesc, as merendeiras da escola, Anair de Souza Spader, Neli Gonçalves Figueiredo, Roseli Aparecida Figueredo e Suziana Spadeder, capricharam no cardápio e procuraram criar uma receita que atraísse os alunos, como os apetitosos bolinhos.
“Depois que participamos do treinamento pensamos na melhor forma de preparo para que os alunos comessem a proteína de soja, pois aprendemos o quanto ela é saudável e importante na alimentação das crianças. Como a nutricionista da Amesc disse que não poderíamos usar frituras, pois os benefícios nutricionais da soja seriam perdidos, aproveitamos a sua sugestão para que assássemos, então testamos e realmente foi um sucesso”, comenta a merendeira Anair.
“Antes elas gastavam duas latas de óleo para fritar os bolinhos, hoje economizam e oferecem uma alimentação adequada para as crianças, já que ao fritar o alimento, oferecemos gordura saturada. Desta forma, elas ainda diminuem a quantidade de colesterol da refeição, pois antes usavam apenas a carne moída na preparação”, comenta a nutricionista da Amesc, Luisete Bandeira, que acrescenta que sem o empenho das merendeiras o seu trabalho não sairia do papel. “Elas estão de parabéns, já que é difícil agradar ao paladar dos pequenos, eles realmente são exigentes”, diz.
Os alunos da escola aprovaram a novidade, como prova o estudante da terceira série do ensino fundamental, Augusto Tomaz Quinca, 11 anos, quando diz que “adoro os bolinhos de carne”, assim como a aluna da primeira série, Katrine Motta Manenti, 7 anos: “Eu gosto muito dos bolinhos de carne”. A Escola, que funciona em período integral, oferece aos escolares três refeições: café da manhã, almoço e café da tarde. As merendeiras ainda mantêm uma horta na escola, a qual cultivam com amor, assim como desenvolvem seu trabalho.
Anote a receita de sucesso da escola: 5Kg de carne moída; 500g de Proteína Texturizada de Soja; 4 xícaras de farinha de trigo; 12 ovos; 3 cebolas de cabeça; 8 dentes de alho; 1 molho de salsinha; 1 molho de cebolinha (direto da nossa horta) ;Sal à gosto.
MODO DE PREPARO: Colocar 10 xícaras de água em um recipiente com a Proteína de Soja e deixar hidratando de 15 a 20 minutos. Em outro recipiente colocar a carne moída (sem sangue, escorrer antes se necessário), colocar a proteína de soja hidratada, a farinha de rosca, a farinha de trigo. Bater no liquidificador os temperos (cebola de cabeça, alho, salsinha, cebolinha e o sal. Adicionar os temperos no mesmo recipiente e fazer as bolinhas de carne e ir colocando-as em uma forma untada, podem ficar bem próximas. Pré-aquecer o forno à 200ºC por 5 minutos, e assar os bolinhos de carne por 30 a 40 minutos. Redimento (200 bolinhos).