Alterações na legislação dificultam projetos culturais de municípios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Duas mudanças na legislação brasileira trouxeram impactos ao setor cultural do país: a alteração da Lei Complementar 123/2006, que aumenta os tributos cobrados no setor cultural, e a retirada dos produtores de projetos cinematográficos e de artes cênicas da Lei do Simples Nacional, que agrupa diversos impostos – Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo – em uma só guia.

 

Como consequência das modificações, a produção e o desenvolvimento dos assuntos relacionados à Cultura nos segmentos cinematográficos e de artes cênicas por parte dos municípios têm enfrentado dificuldades. A informação é do Ministério da Cultura (MinC), em nota publicada nesta quinta-feira, 19 de fevereiro.

 
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), as mudanças na lei tornaram os projetos culturais mais caros para o financiamento por parte das prefeituras municipais. A CNM destaca que isso representa mais dificuldades de acesso cultural às comunidades de municípios brasileiros com baixo poder econômico.

 

A Confederação espera uma solução favorável dos ministérios, uma vez que a matéria é importante por representar um estimulo e beneficio para um maior número de projetos de cinema e teatro.
Diante deste quadro, o Ministério da Cultura, durante a primeira reunião ministerial de 2009, realizada no início do mês, tomou medidas junto aos Ministérios da Fazenda, Planejamento, Previdência e Casa Civil para buscarem uma solução e, novamente, beneficiar a Cultura com o sistema tributário do Simples Nacional.

 
Com informações do MinC
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717