No kit promocional da região estão folderes, cartões postais, DVD com imagens belíssimas e um CD com mais de 20 roteiros que podem ser desfrutados nos 15 municípios da região, divididos em três caminhos.
A comitiva da Amesc permanece em São Paulo, na 4ª Edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, divulgando de 1º a 05 de julho, o extremo sul catarinense, região que compõe o 9º Roteiro Turístico do Estado, denominada “Caminho dos Canyons”. O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da abertura e afirmou que o evento é uma ampla vitrine do país ao mesmo tempo em que é um elemento de formação da cultura de viagens no Brasil.
“O incentivo ao turismo doméstico é um dos nossos focos de atuação. Queremos incluir as viagens na cesta de compras do brasileiro. O Brasil é um país de dimensões continentais, que tem um dos maiores mercados consumidores do mundo. Os brasileiros gostam de viajar. Quanto mais condições oferecermos para isso, maior e melhor será o nosso turismo”, disse Barretto.
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o Salão reúne os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em um ambiente que sintetiza a articulação de todos os agentes da cadeia turística em torno do desenvolvimento sustentável do setor. É uma amostra do que o Brasil tem de melhor: de manifestações artísticas à gastronomia, passando por produtos da agricultura familiar e do artesanato local.
“Os resultados estão superando nossas expectativas. O stand de SC, que agrega nove roteiros turísticos é um dos mais visitados e a nossa região, Caminho dos Canyons, está em destaque. Somos a região mais organizada do Estado, em questão de identificação da equipe, qualidade dos nossos materiais e informações repassadas, estamos trabalhando em plena sintonia e fazendo contatos rentáveis”, ressalta a Coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, que lidera uma comitiva de 10 profissionais.
Nesta quinta-feira (02/7) iniciou a Rodada de Negócios na 4ª Edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil. Nesta oportunidade acontecem, de maneira dinâmica e inovadora, encontros entre os fornecedores locais (agentes de turismo receptivo e meios de hospedagem) e as operadoras nacionais, com o intuito de promover a comercialização de produtos turísticos brasileiros. No extremo sul catarinense a agência receptiva é a Rota dos Canyons e um Famtur já está sendo programado para o final do ano.
Praia Grande em foco
O projeto da Rede de Cooperação Técnica da Roteirização de Aparados da Serra, envolvendo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é um dos cinco novos destinos que o MTur irá lançar nesta quinta-feira (02/7), às 19 horas, no 4º Salão de Turismo em SP. A iniciativa agrega sete municípios: Praia Grande, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici de SC, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e São Francisco de Paula de RS.
O projeto foi articulado no Salão de 2008, no Mtur e no Sebrae Nacional, visando propor um trabalho em parceria com as operadoras receptivas e demais prestadores de serviços turísticos, além de secretarias e órgãos oficiais de turismo dos estados e municípios, integrando ações de marketing, publicidade e participação em eventos, agregando valor ao destino turístico de maneira pública.
A coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, que acompanhou todo o processo no ano passado no Mtur e no Sebrae, articulando a vinda do projeto, garante que é de grande importância para Praia Grande e região, pois dará destaque para todo o extremo sul. O investimento é de R$ 280 mil, em parceria com o Sebrae na Roteirização de Aparados da Serra no macro programa: Promoção e apoio à comercialização de novos destinos turísticos.