Amesc reúne os secretários de administração

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

As secretarias de administração passam por um processo de profissionalização. Há oito anos tinham papel político, hoje esses profissionais exercem cargo técnico.

 

   

Na manhã desta quinta-feira, 07 de julho, aconteceu a primeira reunião dos Secretários Municipais de Administração do Extremo Sul Catarinense. O encontro, promovido pela Amesc, foi solicitado pelos próprios secretários, os quais estavam sentindo a necessidade de contarem com um espaço reservado mensalmente para discutirem situações que são comuns no dia-a-dia das Prefeituras.

 

  De acordo com o gerente executivo da Amesc, Jobson Martinho, a intenção é criar um Colegiado dos Secretários de Administração para que os encontros aconteçam de maneira organizada, com pautas prévias, datas agendadas com antecedência. “A Amesc está organizada em quase todas as pastas instituídas das Prefeituras e esse passo é mais uma conquista do funcionalismo, onde temos certeza que a troca de experiência vai contribuir, significativamente, para o desenvolvimento das funções que cabem a esses profissionais e que não são poucas”, destaca Martinho.   

 

Como os municípios da região são de médio e pequeno porte, as funções nas Prefeituras se misturam na maioria dos casos, onde todos precisam fazer um pouco de tudo. Para os Secretários de Administração não é diferente e no encontro ficou claro a gama de funções que desempenham na pasta, como cuidar do departamento pessoal; planejamento; licitação; compras; tributação; fiscalização; finanças; eventos culturais; exatoria; contabilidade e até mesmo assessoria de imprensa.

 

Completando bodas de prata na Prefeitura Municipal de Praia Grande, a Secretária de Administração, Ana Clock, ressalta que responder por esta pasta é não ter hora para chegar e muito menos previsão para sair. “Nesses anos de trabalho fiz de tudo um pouco na Prefeitura e posso afirmar que é na Secretaria de Administração que desembocam os problemas, as expectativas, as reclamações, as sugestões. Mediante a esta carga de trabalho precisamos ter com quem repartir nossos anseios, recebendo orientação dos colegas que desempenham a mesma função na região e crescendo juntos, nos fortalecendo”, destaca.

 

Terezinha Tiscoski, servidora pública há 28 anos em Sombrio, enfatiza que há oito anos a Secretaria de Administração tinha papel político. Hoje esse profissional exerce cargo técnico. “De 2001 em diante o cenário mudou e os prefeitos estão selecionando bem na hora de escolher um profissional para esse cargo, já que precisa vestir a camisa, estar atendo às necessidades do prefeito e ao andamento das demais secretarias e ainda suportar a demanda de trabalhos diferenciados que a função exige”.

 

Em São João do Sul quem responde pela pasta é Marcos Marangoni, que fez o pedido oficial à Amesc para que as reuniões tivessem início e seguissem com um planejamento estratégico. O secretário reforça a necessidade de solidificar o grupo e para a importância da rede de contatos entre eles, por fornecer oportunidades de aprendizado e conhecimento, através da socialização da bagagem. Um novo encontro ficou marcado para o mês de agosto, dando prosseguimento aos assuntos colocados em pauta nesta primeira reunião.