Prefeitos analisam o andamento dos Planos Diretores

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os cidadãos do extremo sul catarinense estão sendo convidados, desde 2008, a participarem das audiências públicas promovidas por 12 Prefeituras do Extremo Sul Catarinense. Há os que sentem curiosidade e vão participar, se dando a oportunidade de descobrir o quanto as audiências são importantes para o município, mas existe também um grupo que ouve os convites feitos em rádios, jornais, carros de som, os anúncios colocados nas igrejas, no caminhão do lixo e nem com isso se mobilizam.

 

Esse último grupo tem preocupado os Prefeitos, que reclamam da deficiência na adesão dos cidadãos que não querem participar desse momento decisivo que é a fase de elaboração das propostas para o município, ou seja, o planejamento da sua cidade, para que ela cresça de maneira organizada e se desenvolva de forma sustentável, lembrando que a revisão do Plano Diretor acontecerá somente daqui 10 anos.

 

Todos os anseios descritos acima foram citados na reunião desta tarde (07/07), na sede da Amesc em Araranguá, pelos líderes municipais que estiveram reunidos com representantes da Codesc e do Consórcio Hardt/Engemin. Em um levantamento geral, a maioria dos municípios encontra-se caminhando para a realização da 5ª audiência pública. A próxima audiência já fica por conta da Câmara de Vereadores de cada cidade, que terá o compromisso de reaver os levantamentos feitos e aprovar o plano para que se chegue à implantação.

 

Dos 38 municípios contemplados com a verba do Governo Federal, que sofrerão de forma direta ou indireta o impacto da duplicação da BR-101, 12 pertencem a Amesc, ficando fora apenas Praia Grande, Timbé do Sul e Morro Grande, porém a Amesc busca, junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, conquistar recursos financeiros para a elaboração da base cartográfica e desenvolvimento dos trabalhos. Uma audiência em Brasília está sendo marcada para a próxima semana onde um documento reivindicando a verba será entregue pelos prefeitos do extremo sul, que estarão na Capital Federal participando da XII Marcha de Prefeitos em Defesa dos Municípios.

 

 

 

A Amesc recebeu ainda o aval para organizar um Seminário para apresentação de cases de sucesso em cidades que adotaram o Plano Diretor como instrumento imprescindível para o desenvolvimento ordenado. A intenção é trazer exemplos de municípios da região metropolitana de Curitiba. A próxima reunião com a Codesc e com o Consórcio acontece em agosto, com os coordenadores do núcleo gestor dos municípios da Amesc e, no dia 24 de julho, os prefeitos estarão reunidos em Balneário Arroio do Silva para mais uma Assembleia Ordinária.