O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, recebeu na manhã de segunda-feira (14), a comitiva da Amesc no Hotel San Peter em Brasília. O anfitrião parabenizou a organização e a união dos Prefeitos do Extremo Sul Catarinense e posou para foto com a Prefeita de Santa Rosa do Sul, Geci Geltrudes de Oliveira Casagrande, única prefeita da região. Abaixo segue suas Saudações municipalistas:
Prezado (a) prefeito (a),
"Neste dia 14 de julho, milhares de prefeitos, vereadores, secretários municipais, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o presidente da República estarão reunidos em Brasília com o mesmo objetivo: fortalecer o movimento municipalista brasileiro. É este o
cenário que se repete nos últimos anos, em razão da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior espaço de debates do Brasil para tratar das reivindicações das administrações municipais. É um espaço aberto para a discussão de questões que influenciam diretamente o dia-a-dia dos Municípios e dos cidadãos dos quatro cantos do País.
A Marcha coleciona momentos históricos, ganhou o respeito do governo federal e caminha, este ano, para sua XII edição. Até alcançar o atual cenário de reconhecimento e conquistas, foi preciso enfrentar e vencer desafios. Na I Marcha, em 1998 fomos recebidos pela tropa de choque da Polícia Militar no Palácio do Planalto. Os prefeitos presentes não conseguiram entregar à Presidência da República a pauta de reivindicações da época. Entre os principais pedidos estavam a renegociação de dívidas municipais com a União e a elevação do porcentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Uma das principais conquistas dos últimos anos foi a consolidação do aumento de 1% na transferência do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2008, este acréscimo de 1% foi creditado aos Municípios no dia 10 de dezembro e
trouxe fôlego às finanças municipais. O auxílio serviu para o pagamento do 13º salário dos funcionários e outras despesas de fim de ano.
Para 2009, mais reivindicações estão em pauta, todas em prol do nosso desenvolvimento. Entre os exemplos, destaque para temas como Saúde, Educação e Finanças. A Marcha também terá como foco a análise do Pacto Federativo a partir dos efeitos provocados pela crise econômica. O encontro é um espaço privilegiado para compartilhar informações e conhecimentos sobre a realidade brasileira e os aspectos mais importantes da gestão municipal. Esta é uma excelente oportunidade para a qualificação de secretários e técnicos municipais, em especial das áreas de Fazenda, Educação e Saúde".
Paulo Ziulkoski – Presidente da CNM
De Brasília: Michele Fernandes – MTb/ SC 02544 – JP
Assessoria de Comunicação