Para a alegria de todos não foi só Timbé do Sul que resolveu participar da competição, Santa Rosa do Sul também voltou atrás e o certame, depois de 13 anos, terá novamente todas as cidades presentes. Apenas em 1996 aconteceu esse feito, segundo informações do diretor de esportes da competição, Aloísio Panata, que merece créditos por sua paciência.
Abertura – O acesso de Santa Rosa do Sul na Copa Amesc fez a data de início ser alterada, de 16 para 30 de agosto.
rEGULAMENTO – Com 15 participantes na Copa Amesc de Seleções, as equipes foram divididas em três grupos de cinco cada. Classificam-se, para as quartas de fina, os dois melhores de cara grupo e os dois melhores terceiros colocados. Assim como na Libertadores da América, quem fizer melhor campanha na primeira fase decidirá os jogos da segunda fase em diante em sua casa, mas em jogo único, sem vantagem no jogo, apenas no mando de campo mesmo.
Grupo A – O grupo A é formado por Sombrio, Morro Grande, Turvo, Arroio do Silva e Timbé do Sul. Sombrio folga na primeira rodada e os jogos serão entre Timbé e Morro Grande, em Timbé, e Arroio e Turvo, em Balneário Arroio do Silva. Sombrio estreia na rodada seguinte diante do Turvo, em casa.
Grupo B – Na chave B, quem folga, devido ao início do certame ser ainda em suas datas finais de campeonato municipal é Santa Rosa do Sul. Com isso Araranguá e Meleiro jogam em Araranguá e o Jacinto Machado recebe Maracajá. Santa Rosa do Sul estreia contra Maracajá, em um sábado, em casa.
Chave C – O grupo C, que já tinha cinco equipes está definido desde a penúltima reunião. Tem Ermo, Passo de Torres, São João do Sul, Praia Grande e Balneário Gaivota. Gaivota e São João do Sul se enfrentam em Gaivota, e Ermo e Passo de Torres em Ermo, enquanto Praia Grande folga.
Muito boa – Minha opinião sobre a Copa Amesc 2009 é escrita com grande felicidade. Acho que teremos um grande torneio e fico realmente muito contente por presenciar, ainda fazendo coberturas esportivas na região, um campeonato como todos os clubes possíveis. Times fortes e torcidas empolgadas, é isso que espero também dessa competição, além do respeito, claro.
Coluna de Fabrício – Correio do Sul de 28/07