Representantes dos municípios, associações microrregionais e fundações culturais se reuniram em Florianópolis no início desta semana (17/8), para dar continuidade às ações propostas no planejamento para as áreas de turismo e cultura, bem como discutir prioridades levantadas por cada microrregião.
Ao expor os encaminhamentos da Fecam no setor, a assessora de turismo, Raquel Rodrigues, destacou que é importante promover encontros e discussões abordando as políticas públicas, a fim de apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos municípios, tendo a atividade turística como meio de fortalecimento econômico e cultural.
A Federação apresentou as atividades realizadas para promover a integração de lideranças regionais, como a proposta de criação do colegiado de turismo e cultura objetivando a realização de seminários e cursos, buscando a capacitação e a sensibilização dos gestores para o aproveitamento das potencialidades turísticas locais e regionais de forma planejada.
A coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, destacou no encontro que as propostas apresentadas pela Federação no plano de trabalho foram elaboradas em cima das necessidades do setor do turismo das associações que tem esta área como prioridade, visando o desenvolvimento no estado. “A Fecam é um braço fundamental para o fortalecimento do associativismo e é através das associações microregionais que o trabalho é desenvolvido”, disse.
Na ocasião foi feito o lançamento do 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal, que no ano de 2007 foi realizado em Araranguá, na região turística "Caminho dos Canyons". Este ano acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Balneário Camboriú e contará com a presença de especialistas e autoridades, que discutirão o planejamento participativo do turismo e o papel dos atores envolvidos no processo.