Amesc faz balanço do primeiro ano de mandato

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O primeiro ano deste mandato está chegando ao fim e, como todo início de trabalho, exigiu atenção redobrada no que tange conhecer os procedimentos, os prazos, as exigências da Lei, as burocracias de compra e venda, a formação da equipe, atividades que a partir de 2010 já se tornam mais habituais.

  

Durante todo esse tempo de instalação, principalmente para os municípios que passaram por mudança no Poder Executivo, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), manteve-se atuante e atenda às necessidades da região, conforme deliberou o Prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, ao assumir a presidência.

  

“A equipe técnica da Amesc tem suas energias focadas, a partir de agora, na execução da Prestação de Contas, preparando a casa para o novo presidente que assume logo no início do ano que vem porém, ainda temos uma série de compromissos a cumprir nestes dois últimos meses, como encerramento das atividades esportivas, com a final da Copa Amesc de Seleções no dia 15, as atividades educacionais, Conferência das Cidades, fechando 2009 com chave de ouro”, destaca Bianchin.

 

   

25/11 – 4ª Conferência Regional das Cidades

 

 

O Centro de Eventos dos Jerivás, em Maracajá, receberá durante todo o dia 25 de novembro, próxima quarta-feira, os participantes da 4ª Conferência Regional das Cidades, que contará com palestrantes de nível nacional, gabaritados em termos de Desenvolvimento Urbano. A Conferência é uma realização da Amesc, em parceria com a 22ª SDR e Prefeituras do Extremo Sul Catarinense.

  

A proposta é debater o que tem acontecido no Brasil na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), já que a construção dessa Política é um desafio aos governos e sociedade civil, considerando o cenário anterior a 2003, com fragilidade na construção das propostas, programas, linhas de ações e falta de espaço público para a participação. 

 

  

O grande desafio é identificar os avanços e resultados das Conferências anteriores e quais as questões centrais em torno dos problemas e dificuldades na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. 

  

O Presidente da Amesc, Alex Sandro pereira Bianchin, salienta a importância da presença dos Prefeitos da Amesc e dos representantes do Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor. “Além dos representantes, se faz necessária a participação efetiva da sociedade, já que é condição para validar a Conferência Municipal que municípios até 10 mil habitantes participem com, no mínimo, dez representantes”, ressalta.

 

   

27/11 – Amesc inicia mais uma pós-graduação

A Amesc, em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), inicia no dia 27 de novembro a Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal.   

A aula inaugural, marcada para as 13h30min, no auditório da Associação em Araranguá, terá a presença do Presidente da entidade, Alex Sandro Pereira Bianchin, Prefeitos da região, representantes da Fecam, EGEM e da Unisul.

  

Entre os alunos inscritos estão profissionais ligados à administração pública municipal, como os prefeitos, secretários, contadores, advogados, vereadores, assistentes sociais e agentes políticos. O conteúdo do curso será repassado em 360 horas, organizadas em 13 disciplinas e TCC, todas ministradas por professores, mestres e doutores com experiência em gestão pública.

 

“Essa é mais uma oportunidade que a Amesc oferece aos servidores públicos dos 15 municípios associados, os quais tiveram preferência na hora da inscrição, para que se capacitem e ofereçam um serviço cada vez melhor ao cidadão. É a oportunidade certa de adquirir conhecimento sem precisar se deslocar para outros centros, com um investimento reduzido e qualidade de ensino de alto nível”, destaca o presidente, Alex Bianchin.