Santa Catarina está entre os destinos mais competitivos do Brasil com as suas 10 regiões turísticas. Entre essas, uma merece destaque por se tratar da Região Caminho dos Canyons, que envolve os municípios do extremo sul catarinense e está em plena ascensão. Todas as belezas que o Estado oferece estão sendo apresentadas desde segunda-feira (22/03), em Florianópolis, durante o I Salão Catarinense do Turismo – Roteiros de Santa Catarina.
O evento, que encerra no sábado (27/03), visa à promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos, inaugurando mais um alicerce decisivo para a consolidação da política de estado que fez do turismo uma atividade econômica geradora de oportunidades para todos os catarinenses.
Na cerimônia oficial, o vice-governador do estado, Leonel Pavan parabenizou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Kanesel e sua equipe pelo trabalho que “transformou a realidade catarinense em 10 regiões turísticas”, sobretudo no que diz respeito à economia local. “O turismo é a mais importante atividade de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. Somos um estado com vocação natural para o turismo e hoje temos um setor que responde por quase 13% do nosso PIB”, disse.
Para a Diretora Executiva da Instância de Governança Caminho dos Canyons e técnica da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, que tomou posse oficialmente na quarta-feira (24/3), durante o Salão, a regionalização do Turismo criou as instâncias de gestão regional, permitindo não só mapear, mas aproveitar todos os atrativos e produtos, explorar a diversidade geográfica e cultural do estado como vantagem competitiva no mercado nacional e internacional.
“Estamos fazendo uma bela apresentação durante o maior evento catarinense neste segmento. Somos uma região conhecida pela natureza preservada e temos uma política focada no desenvolvimento sustentável. Junto das outras nove regiões turísticas de SC formamos os pilares da política que levou Santa Catarina a ser escolhido por três anos consecutivos o Melhor destino Turístico do Brasil e a ser apontado como modelo nacional pelo Ministério do Turismo”, enfatiza Cristiane.
Para o Prefeito de Morro Grande e Presidente da Amesc, Ênio Zuchinalli, "valorizar o turismo local e regional faz parte de cada cidadão, que tem o compromisso de conhecer as belezas que o cercam e a responsabilidade de valorizar o turista, que é aquela pessoa que se desloca voluntariamente para um local diferente da sua residência buscando lugares que lhe proporcione momentos agradáveis. "Nosso compromisso é trabalhar pelo turismo sustentável, em conjunto com todos os Municípios que compõe a região do extremo sul catarinense, que é rica em belezas naturais. Contamos com um planejamento bem executado, um quadro de Prefeitos comprometidos e uma equipe disposta. Assim, conseguiremos atender, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das cidades que os recebem, ao mesmo tempo em que protegemos e ampliamos as oportunidades para o futuro”, ressalta.
Caminho dos Canyons – a região mais organizada de SC
O trabalho realizado na área do turismo no extremo sul catarinense recebeu elogios da Santur, que a reconheceu como a região mais organizada de Santa Catarina. De acordo com a responsável pelo Turismo e Meio Ambiente na Amesc, Cristiane Biléssimo, o Plano de Desenvolvimento Turístico Integrado é o responsável por direcionar passo a passo os programas, projetos e ações, que desencadeiam o processo do desenvolvimento da Região.
Na coordenação estadual do colegiado de cultura e turismo da Fecam, a profissional da Amesc ressalta bandeiras importantes que precisam permanecer hasteadas para receber atenção no estado como planejamento e gestão dos municípios catarinenses, capacitações, cursos e discussões como: turismo rural na agricultura familiar; políticas culturais; economia da cultura e gestão cultural, temas responsáveis por promover o desenvolvimento das regiões turísticas no estado, em nível regional.
O Geoparque permanece entre as prioridades e tem como parceira a SDR que priorizou recursos da cota regional para o desenvolvimento do projeto na intenção de unir forças e buscar reconhecimento, não apenas da riqueza geológica e cênica, mas elevar a região a um outro patamar de organização da atividade turística, garantindo desenvolvimento sustentável. “Temos um trabalho técnico de equipe comprometido com a realidade regional. Sabemos das dificuldades, mas mantemos vivo um grande sonho, ou seja, consolidar a Região “Caminho dos Canyons” como um grande destino turístico, gerando emprego e renda e para isso continuaremos agindo com profissionalismo, comprometimento e seriedade”, afirma Biléssimo.
Ascom Amesc_Jornalista Michele Fernandes MT 02554 JP
www.amesc.com.br / SIGA-NOS: www.twitter.com/amesconline48-35220435