Enquanto os munícipes aproveitavam o feriado de emancipação nesta segunda-feira (29/03) em Morro Grande, Ênio Zuchinalli recebia os demais prefeitos da região para a Assembleia Geral da Amesc, que contou com a presença dos Deputados Manoel Mota e Edinho Bez, além do Secretário Regional, Heriberto Afonso Schmidt.
Em pauta, a conclusão do 1º Salão Catarinense de Turismo, repassada pela técnica em Turismo da Amesc, Cristiane Biléssimo, que falou da satisfação em poder participar de um evento de tamanha importância e conferir o quanto a região Caminho dos Canyons amadureceu e hoje compete de igual para igual com os outros nove destinos de SC.
Os prefeitos foram orientados durante o encontro a se inscreverem na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece em maio, a fim de fortalecer o segmento municipalista. A exemplo das outras mobilizações, a Amesc estará presente com uma das maiores e mais bem organizadas comitivas do País.
Os advogados Alceu Pacheco e Leonardo Bacha participaram da reunião dos prefeitos solicitando apoio quanto à instalação da Unidade da Justiça Federal no extremo sul. O pleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Araranguá), visa agilizar os processos e facilitar a vida de quem precisa dos serviços da Justiça.
Entre os assuntos tratados, esteve um tema bem comum no dia a dia do serviço público. O palestrante veio de Brasília/DF para falar do Regime Próprio de Previdência. O atuário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Sérgio Silva, tratou das providencias necessárias para mudança de regime e cálculo atuarial, sanando dúvidas e esclarecendo fatos.
Solicitado pelo Presidente da Amesc, Ênio Zuchinalli, os problemas ocasionados pelo número elevado de animais domésticos soltos nas ruas também esteve em discussão, com a voluntária da Associação de Proteção Animal de Araranguá “Bom Prá Bicho”, Evelise Rocha falando dos meios e procedimentos para conter o aumento dos animais, sem maltratá-los. A forma mais eficaz é a castração, variando da quantidade por município.
Entre os pronunciamentos da reunião, o de Ronaldo Carlessi, Prefeito de Turvo, chamou a atenção do Deputado Edinho Bez, que prometeu atenção ao caso. Carlessi solicitou a inclusão da captação de água para consumo humano em Timbé do Sul, que atenderá vários municípios da região, no PAC II. De acordo com o Deputado Manoel Mota, o Governo Federal destinou uma grande quantia para investir nesta segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento e um fato positivo é que a região se enquadra em todos os projetos.
Para Mota esta é à hora de enviar projetos e buscar recursos, aproveitando a oportunidade do PAC II. Para o Deputado Bez uma das vitórias na primeira fase do PAC foi à conquista da verba para a conclusão da Serra da Rocinha, que está em fase de conclusão, aguardando apenas decisões burocráticas. Ainda na noite de segunda-feira em Morro Grande, a Amesc reuniu as primeiras-damas para debater assuntos relacionados ao papel das mesmas junto aos chefes do executivo. O encontro feminino foi comandado pela Assistente Social da Amesc, Daiane de Carvalho Teixeira.