O gerente executivo da Amesc, Jobson Martinho, participou nos dias 06 e 07 de maio, da reunião do Conselho Político da Fecam, formado pelos conselhos Executivo e Deliberativo (presidentes de associações de municípios) e também os executivos das associações de municípios. O encontro aconteceu em Xanxerê, no auditório do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi (FEMI).
Na pauta, o acordo de Cooperação Técnica com o governo do Estado sobre PRODEC/FADESC, os convênios de Fiscalização e Nota Fiscal Conjugada, o Planejamento Estratégico: histórico, avanços, integração e aperfeiçoamento do modelo associativo municipal catarinense, além de informações e mobilização para a XIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, com destaque para a Amesc, que participará com uma das maiores e mais bem organizadas comitivas de SC.
Gestores de cultura
Paralelamente à reunião do Conselho Político, a Fecam reuniu os gestores culturais indicados pelas 20 microrregiões e os técnicos das associações municipais para formalizar o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura, definir a comissão gestora, as metas para o exercício de 2010 e 2011 e o Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Cultura.
Na manhã desta sexta-feira, 07 de maio, a chefe da representação regional Sul do Ministério da Cultura (MinC), Rozane Dalsasso, discute as diretrizes aprovadas na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e os programas do MinC com todos os gestores culturais presentes e os da região. O encontro ocorre igualmente nas dependências do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi (FEMI).
A responsável pelo Turismo e Meio Ambiente na Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo na região, esteve participando do encontro e ressaltou a importância da iniciativa. “O Conselho busca estimular a organização regional para concretização das políticas culturais nos planos, programas e projetos, além da qualificação dos gestores e a representatividade dos mesmos em âmbito estadual e nacional, na formulação de políticas públicas”, enfatiza.
Jornalista Michele Fernandes – MT02554 JP / ASCOM AMESC