Em parceria com o Instituto Federal Catarinense, a Amesc teve a iniciativa de oferecer aos gestores municipais de turismo e cadastradores do portal de recursos federais – SICONV, o curso de elaboração de projetos.
Às 40 horas serviram de auxilio e capacitação para o fortalecimento do turismo regional. Nos encontros, foram abordados a criatividade da idéia, clareza da escrita e o sentido do projeto de acordo com o planejamento do município.
De acordo com a coordenadora de Projetos do Instituto, Cynthia Nalila, para que os recursos sejam garantidos, um projeto precisa apresentar uma proposta clara e bem articulada. Os quatro professores disponibilizados para o curso trabalharam de forma pratica e teórica.
Vale lembrar que este foi o primeiro aperfeiçoamento oferecido na região aos gestores do setor. “Nós preparamos as aulas pensando em auxiliar os funcionários públicos para que tenham a capacidade de promover bons projetos, garantindo assim a fomentação do turismo em seu município”, disse ela enfatizando a iniciativa da Amesc em proporcionar esta capacitação aos municípios.
Para a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Bilessimo, o curso vem ao encontro da necessidade regional do turismo. “Precisamos de profissionais capacitados para que se possa garantir os recursos federais para a nossa região. A região Caminho dos Canyons ainda tem muito o que desenvolver e precisamos do trabalho e parceria de todos para que o sucesso aconteça”, reforça a coordenadora.
Daniela Scheffer, secretária Municipal de Turismo de Passo de Torres, foi uma das capacitadas no curso. Para ela, foi uma oportunidade ímpar em favor do município que tem sua economia baseada na pesca e no turismo.
“Recentemente assumi a Secretaria e para mim foi um aperfeiçoamento que chegou na hora certa. Com certeza irá me ajudar bastante na hora de elaborar os projetos em busca de recursos para Passo de Torres”, diz.
O Gerente Executivo da Amesc, Jobson Martinho também salientou a importância do curso para os gestores de turismo. “Capacitar estes profissionais é garantir os projetos de nossa região, fomentando assim, o turismo do Extremo Sul”, finalizou.