Reunião da Amesc supera expectativa das autoridades presentes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Assembléia Geral Ordinária da Amesc realizada no município de Turvo na noite de sexta-feira (20/08), contou com a participação da maioria dos prefeitos da região, deputados, 1ª damas, secretários, vereadores e, autoridades especialmente convidadas.

O Diretor da Instituição de Crédito Solidário (Credisol), Júlio Cesar Burigo, apresentou o panorama das ações que estão sendo realizadas na região e destacou a importância do Credisol para o atendimento aos micro e pequenos empreendedores formais e informais, que geram emprego e renda, principalmente familiar. “Esses empreendedores normalmente atuam à margem do sistema financeiro tradicional, por isto, no microcrédito produtivo, obtém acesso facilitado ao crédito e recebem orientações gerenciais para o implemento dos negócios”, enfatiza Burigo.    

O fortalecimento da representatividade política do sul do estado de Santa Catarina foi assunto apresentado pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial do Vale do Araranguá (ACIVA- seccional/Turvo), Venâncio Menegaro, que solicitou o engajamento dos prefeitos no movimento Voto pelo Sul. “Precisamos aumentar o número de parlamentares do sul de Santa Catarina para concretizarmos vários sonhos de investimento em infra-estrutura. A pavimentação da BR-285 (Serra da Rocinha) e a construção da rodovia Inter-praias são exemplos de obras que exigem representatividade política para obtenção de recursos”, destaca Menegaro.   

 A necessidade de melhorar a orientação aos cidadãos para acesso ao seguro DPVAT, foi a principal razão que levou a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com aprovação das Associações de Municípios, a firmar o convênio com o Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de Santa Catarina (SINCOR-SC).

Na reunião da Amesc, o Supervisor de Indenizações DPVAT, Benedito Martins dos Santos, esclareceu os principais pontos do convênio e entregou para cada município, material informativo, composto por cartazes, folhetos e vídeo de orientação básica. “O seguro DPVAT é um direito de todo cidadão. Qualquer vítima de acidente causado por veículo automotor de via terrestre pode requerer indenização para as coberturas oferecidas pelo seguro. O processo é simples e não depende de apuração de culpados, basta a comprovação do fato e das suas conseqüências dentro dos prazos determinados em lei”, explicou Santos.     

 Para encerrar com chave de ouro, o Consultor de Marketing e Administração Pública, autor de mais de 40 obras literárias e ex-prefeito de Videira, Tadeu Comerlatto, proferiu uma palestra motivacional sobre gestão de pessoas. Dentre todos os tópicos que chamaram a atenção, destaca-se que 20% de esforço dos administradores correspondem a 80% dos resultados, por isto, a “necessidade de concentrar bem as ações nos 20%”, afirmou Comerlatto.

O Prefeito de Maracajá, Vagner da Rosa, era uma das autoridades mais entusiasmada com a reunião. “Assumi a pouco tempo o comando da Prefeitura Municipal de Maracajá, porém, esta é a 3ª reunião itinerante da Amesc que participo e quero agradecer e elogiar a Associação pela seriedade das pautas que estão sendo discutidas, trazendo pessoas experientes que nos orientam na condução das nossas atividades enquanto Prefeito”, diz Vagner.