Gestores de turismo e cultura participam de oficina de planejamento

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os gestores de turismo e cultura das cidades de abrangência da Amesc estiveram reunidos no dia 14 de abril, no Parque Ecológico em Maracajá, para dar continuidade à oficina de capacitação na área de planejamento, diagnosticando as dificuldades de cada município que compõe a região turística “Caminho dos Canyons”, sendo esse um dos principais compromissos da Amesc. O encontro teve a parceria do Instituto Federal Catarinense (IFC)-Campus Sombrio, por intermédio das professoras Carolina Braghirolli Stoll e Maria Emilia Martins.

”Nosso planejamento está focado em uma realidade observada ao longo destes anos. Não vamos mudar o que já foi feito, apenas daremos prosseguimento a fim de alcançarmos a qualidade desejada e para isso cada degrau precisa ser explorado. Sabemos que é uma tarefa de persistência e de muito trabalho, mas o turismo em nossa região vem recebendo atenção e comprometimento e tem se tornado tão importante quanto uma indústria de chaminés. No entando, não polui, mas movimenta 50 segmentos indiretos”, ressaltou a coordenadora de Turismo, Meio Ambiente e Cultura da Amesc, Cristiane Biléssimo, também diretora Executiva da Instância de Governança.

As oficinas acontecem mensalmente e tem como principal propósito capacitar os gestores municipais, planejando e priorizando o plano regional de turismo existente. O trabalho está direcionado para as deficiências do setor no extremo sul catarinense, já que os projetos isolados não garantem o desenvolvimento regional, sendo necessário a parceria e integração para que haja desenvolvimento sustentável. “Com união iremos consolidar a região como um destino turístico competitivo e qualificado”, garante Cristiane.

"Estamos engajados para que além de Maracajá os demais municípios da Amesc também se destaquem e invistam no turismo, por isso a administração municipal se preocupa tanto em aprimorar o conhecimento dos integrantes da pasta", destaca o secretário de Turismo da cidade anfitriã, Geraldo Leandro. Já o prefeito Wagner da Rosa comenta sua alegria em sediar um encontro de nível regional. "Nosso governo é baseado no resgate da cultura e no fortalecimento do turismo. Implantamos a Secretaria recentemente e somos o único município do sul a ter um Parque Ecológico e nossa meta é que se torne um ponto de visita não somente para turistas, mas para todos os cidadãos da Amesc”, diz Wagner.