Marcha recebe mais de quatro mil prefeitos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios iniciou na manhã desta terça-feira, 10 de maio, com o debate “Brasil: uma federação incompleta”. A Amesc participa do maior encontro de Municípios da América Latina com nove Prefeitos, que liderados pelo Presidente Mariano Mazzuco Neto – Prefeito de Araranguá, adere ao movimento municipalista para debater e reivindicar pautas como a Emenda 29 e os Royalties do Petroléo.

A abertura presidida pelo Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski contou com a presença do Presidente da Câmara, Marco Maia e com o Senador, Casildo Maldaner, na oportunidade representando o Presidente do Senado Federal, José Sarney. As autoridades se pronunciaram quanto às principais reivindicações da Marcha. Para Maldaner, o consumo do Petróleo é feito em todo o Brasil, portanto, a divisão deve acontecer para todos os municípios da Federação, se referindo aos Royalties.

Maia reforçou a atenção da Câmara para a Emenda 29, “É nos municípios que estão às principais responsabilidades de políticas públicas. É nosso dever estar ao lado de quem tem a responsabilidade de melhorar a vida dos cidadãos. A Emenda 29 está em nossa pauta de prioridades, pois sabemos que para melhorarmos a saúde e qualificarmos o atendimento é preciso mais recursos nessa área”.  

 

Prefeitos têm encontro com Dilma Rousseff

Nesta tarde está previsto um debate sobre o Impacto da Lei do Piso do Magistério nos Municípios e o Apoio da União, o Fórum de Vereadores, a Entrega do Prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS), a Apresentação do Observatório do Crack. O dia encerra com o encontro da Presidência da República com os Municípios.

 

Prefeitos se deslocam ao Congresso Nacional

 

Na quarta-feira, 11 de maio, os prefeitos recebem o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. A partir das 11h30 os prefeitos se deslocam para o Congresso Nacional quando acompanham a Sessão de Apreciação dos Vetos Presidenciais (Royalties e Encontro de Contas da Previdência). A quarta-feira encerra com reuniões dos líderes municipais com as Bancadas Parlamentares.

De Brasília – Michele Fernandes – JP 02554