XIV Marcha termina com leitura e aprovação da Carta

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com a leitura e aprovação da Carta da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o evento chegou ao fim na tarde de quinta-feira, 12 de maio. Após três dias de atividades, com a participação de mais de cinco mil pessoas, a grande mobilização municipalista terminou com saldo positivo.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, agradeceu a presença de todos os gestores no evento, já que em 2011 o evento contou com 70% a mais de participantes.
A Carta registra os principais pontos das reivindicaões municipalistas em relação à Saúde e a derrubada dos vetos presidenciais – 23/2009 e 39/2010. Na Saúde, a solicitação dos prefeitos é antiga: eles pedem a votação imediata do PLP 306/2008 que regulamenta o financiamento do setor.

Com a derrubada dos vetos será viabilizado o encontro de contas entre os débitos e os créditos dos Municípios com a Receita Federal e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a redistribuição dos Royalties e Participação Especial de Petróleo e Gás.

O último dia de atividades registrou a presença do ministro de Relações Institucionais, Luís Sergio, que recebeu um levantamento da CNM sobre a Reforma Política.  O ministro reconheceu que o evento se consolida como centro da agenda política no Brasil e passa a ter importância fundamental.

Para o presidente da Amesc, Mariano Mazzuco Neto – Prefeito de Araranguá, que participou do encontro liderando uma comitiva de 59 pessoas, o sentimento é de dever cumprido, de ter contribuído para o fortalecimento do municipalismo, que nada mais é do que garantir maior autonomia para os municípios, descentralizando os recursos em favor dos mesmos.

Veja a Carta da Marcha aqui

Acompanhe materias relacionadas a esse assunto:

Prefeitos da Amesc têm encontro com bancada federal catarinense

Câmara estende tapete vermelho aos prefeitos da Marcha 

Dilma anuncia liberação de recursos