O trabalho que a região Caminho dos Canyons vem recebendo, por intermédio de uma gestão de competência, tem gerado resultados promissores no turismo. As ações chamaram a atenção dos 11 municípios que compõe a Associação Municipal do Alto Vale do Itajaí, quando representantes dos setores de turismo e cultura passarem três dias no extremo sul catarinense.
A visita técnica tinha por objetivo conhecer os atrativos turísticos e culturais, além de promover uma troca de experiências e de contatos. A comitiva passou três dias explorando alguns pontos turísticos, como o Parque Ecológico de Maracajá, Parque Aquático Caverá Country Park, Praia Morro dos Conventos, Serra do Faxinal, Canyon Itaimbezinho e a cidade de Praia Grande.
Para o anfitrião, Mariano Mazzuco Neto – Presidente da Amesc, a integração entre as associações e seus setores de trabalho é fundamental. “Esse é o foco das associações municipais, trabalhar para o fortalecimento da sua região e, consequentemente, do seu estado, em especial o setor de turismo, já que não se trabalha nessa área sem visar, inicialmente, a integração. Turismo não é uma atividade que se pode desempenhar de maneira isolada.”, destaca.
O encerramento da visita aconteceu no auditório da Amesc, na tarde de quarta-feira (18), com a realização da Mesa Redonda entre os membros do colegiado de gestores de turismo e cultura da casa com o colegiado de gestores e turismo e cultura da Amavi. Na oportunidade foi apresentado uma retrospectiva das ações executadas ao longo dos anos pelo setor na região.
Para a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, é chegado o tempo de colher as sementes plantadas ao longo dos anos. “Esse reconhecimento vindo de outras localidades de SC faz parte de um trabalho de dedicação, que anseia conquistar cada vez mais o desenvolvimento turistico regional, gerando economia e renda, agregando valor a cultura regional”, enfatiza ela.
Turismo: um trabalho de longo prazo
A atividade turística na região conquistou grande reconhecimento em 2010, assim como em outros períodos, resultado de um trabalho que visa transformar o extremo sul catarinense em uma região consolidada e desenvolvida. A Amesc é uma entidade que desde 2001 vem coordenando os municípios do Vale e fortalecendo as propostas de cada um deles.
A região foi reconhecida e citada diversas vezes pela Santur como a região mais organizada de Santa Catarina. Muitos projetos foram realizados, alcançando resultados positivos. Um deles foi a Instância da Governança “Caminho dos Canyons” e também a coordenação estadual do colegiado de cultura e turismo da Fecam, cargos ocupados pela Coordenadora de Turismo e Cultura da Amesc, Cristiane Biléssimo.
Entre as metas e objetivos, a entidade destaca a sinalização turística regional implantada nos 15 municípios, o desmembramento da região turística Encantos do Sul e a conquista da região Caminho dos Canyons, que envolve três caminhos turísticos organizando 20 roteiros integrados; além do projeto para visita de familiarização – Famtour – das agências emissivas de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Celso Ramos. Há ainda o projeto de elaboração de caminhos e roteiros turísticos.
O trabalho da Amesc se destaca ainda pelas capacitações do setor nos municípios, profissionalizando condutores e guias locais e orientando-os sobre a manipulação de alimentos e atendimento ao público. “A implantação da política regional do turismo exige um esforço na sua compreensão, no direcionamento das ações e na disseminação das informações”, reforça Cristiane.
Uma das bandeiras de trabalho em 2011 é o Geoparque, que desde o início a Amesc defendeu como prioridade, a associação é parceira da SDR, que através do secretario Regional, Heriberto,vem dando atenção especial ao desenvolvimento do projeto. O objetivo é unir forças e buscar o reconhecimento, não apenas da riqueza geológica e cênica, mas elevar a região a um patamar de organização da atividade, garantindo sua sustentabilidade.
Para este ano o desafio continua em busca do desenvolvimento turístico regional, seguindo o Plano de Desenvolvimento Turístico Integrado, que direciona detalhadamente programas, projetos e ações, que desencadeiam o progresso da Região. Além disso, os critérios de seleção para se tornar um Geoparque também serão fortalecidos, nesta parceria entre associação e secretaria regional.
“Temos como meta principal a construção de cenários e sonhos, acreditando no potencial do Extremo Sul. O desempenho de cada município também é indispensável, pois para ser uma região desenvolvida, é preciso a parceria e a integração de todos que compõe a região “Caminho dos Canyons”. Garante a responsável pelo setor na Amesc, comprometida com resultados de longo prazo ao invés de reparos de curto prazo.