Os membros do Colegiado Municipal de Turismo estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (30), na sede da Amesc em Araranguá, para o encontro mensal de trabalho. Na oportunidade, os profissionais avaliaram as ações desenvolvidas na área durante o primeiro semestre de 2011.
De acordo com a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Associacão, Cristiane Tonetto Biléssimo, o encontrou serviu para avaliar e encaminhar novos projetos como planejamentos e a organização das ações do Cadastur, sistema on-line do Ministério do Turismo para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.
Confira abaixo algumas decisões do encontro:
Treinamento de capacitação na próxima quinta-feira 07 de julho, para o gerenciamento do site Caminho dos Canyons, responsabilidade que será de cada município alimentar o seu espaço.
Participação da região no 6º Salão de Turismo, de 13 a 17 de julho, no Anhembi em São Paulo.
Definições para a campanha do CADASTUR: Cada município ficará responsável em fazer as suas visitas para conquistar novos cadastros na região.
COMTUR – Cada município deve formar um COMTUR – Conselhos Municipais de Turismo, o prazo segue até o final de setembro.
CADASTUR
A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte programa novas ações de conscientização pelo cadastramento e recadastramento de catarinenses no Cadastur, sistema on-line do Ministério do Turismo para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.
A Amesc, entidade coordenadora do turismo na região "Caminho dos Canyons", junto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – 22ª SDR é parceira da Secretaria de Turismo de Estado nesta campanha pelo Cadastur e em breve irá receber a visita da Secretaria para novas ações de conscientização pelo cadastramento e recadastramentos na região.
Para a Coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Tonetto Biléssimo, cada região turística no estado precisa conscientizar que atualmente não é mais possível trabalhar de forma desorganizada e ilegal. "O turismo tem se mostrado como a indústria da chaminé que não polui que gera empregos diretos e indiretos e representa no estado de SC um PIB de 13 %", enfatiza.
A Secretaria de Turismo do Estado vem trabalhando as políticas públicas do turismo em parcerias com as 10 regiões turísticas e a formalidade dos prestadores de serviços é imprensidivel para organização do setor turístico, mostrando que cada um vem fazendo sua parte no crescimento do desenvolvimento turístico.
O registro é gratuito e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização desses prestadores no Brasil. O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Disponibiliza também, o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
A primeira etapa do cadastro pode ser realizado pelo site do sistema http://www.cadastur.turismo.gov.br. Após o preenchimento dos campos solicitados, deve-se enviar para a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte os documentos solicitados para análise e posterior homologação do cadastro junto ao Ministério do Turismo. O Cadastur também é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, dado que os turistas podem consultar os prestadores de serviços turísticos regularmente cadastrados no país pelo site do sistema.
O cadastro é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo.
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, e bacharéis em turismo.
Segundo a Diretora de Turismo de Praia Grande, Joice Silveira de Aguiar, a partir do próximo semestre o trabalho será voltado ao Projeto Parques do Mtur em função da Copa do Mundo em 2014, onde o Parque Nacional Aparados da Serra foi um dos parques selecionados para o projeto.
“O registro no Cadastur será um dos critérios usados para que as empresas do setor turístico possam trabalhar com esse evento e usufruir de alguns benefícios e vantagens do governo federal, além de contribuir na diminuição da informalidade das empresas. Hoje, Praia Grande conta com 30% das empresas ligadas ao setor registradas e queremos atingir ao máximo as demais empresas”, destaca Joice.