III Conferência Regional discute Direitos da Pessoa Idosa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Através do tema ‘O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil’, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá realizaram na tarde desta quarta-feira (20) a III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no auditório da SDR.  

Sob a coordenação da Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, através da assistente social Dione Helena Ramos Cesa e do Setor de Assistência Social da AMESC, através da assistente social Daiane de Carvalho Teixeira, a Conferência reuniu mais de 150 pessoas, entre assistentes sociais, demais representantes do setor e idosos dos 15 municípios que compõem a Região do Extremo-Sul.  

Após a abertura do evento, realizada pelo Presidente da Amesc, Prefeito de Araranguá Mariano Mazzuco Neto e o Secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, ocorreu a palestra da Professora da UNESC Maria Terezinha Gonçalves, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Segundo ela, 1/5 da população será formada por idosos em 2050, e por isso, são necessárias políticas públicas adequadas para que o idoso envelheça com dignidade. 

Para o secretário regional de Araranguá, a realização de uma conferência é extremamente importante no sentido de enfatizar que os cidadãos com 60 anos ou mais, que já contribuíram com o crescimento do País, têm o direito, mais do que merecido, de aproveitar a chamada melhor idade, e a eles precisam ser assegurados direitos nos diversos setores, como saúde, lazer e bem-estar. O Prefeito de Araranguá parabenizou os participantes da Conferência. “Vocês demonstraram interesse em participarem deste momento em que estamos debatendo soluções para as várias questões identificadas”. 

A gerente de Assistência social da SDR ressaltou que o idoso precisa sentir-se útil, ter direito a lazer, segurança, saúde. “Esta é uma tarde para pensarmos nas políticas públicas condizentes com a necessidade das pessoas que estão na melhor idade”. Já a assistente social da AMESC citou que é importante a discussão em âmbito regional, de onde saem importantes propostas de melhorias para o futuro dos idosos. 

Posteriormente as discussões foram divididas em cinco eixos: Envelhecimento e políticas do estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais; Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação de seus direitos; Fortalecimento e Integração dos conselhos – existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; Diretrizes orçamentárias, Plano Integrado e orçamento público da união, estados, e municípios – conhecer para existir, exigir para incluir, fiscalizar; e Avaliação do Impacto das Conferências na Condução da Política. 

O último momento da Conferência foi de apresentação das propostas elencadas nos grupos e eleição dos 30 delegados da Região que participarão da Conferência Estadual, que será realizada entre os dias 14 e 15 de setembro em Balneário Camboriú.

Assessoria de Imprensa – 22ª SDR