Conferências de Assistência Social mobilizam comunidades da Amesc

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

“Consolidar o Sistema único de Assistência Social (SUAS) e valorizar seus trabalhadores”. Com este tema está acontecendo desde o início de julho no extremo sul catarinense, bem como em todas as cidades do Brasil, a etapa municipal das Conferências de Assistência Social. Os municípios de Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado e Balneário Arroio do Silva já realizaram a primeira fase, que segue com apresentação de propostas em nível estadual e nacional. 

Esta edição foi organizada em quatro eixos: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social e a centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Agora em agosto é a vez dos municípios de Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Meleiro e Maracajá realizarem as suas conferências. 

A palestrante, a Assistente Social da Amesc, Daiane de Carvalho Teixeira, expõe durante os encontros a trajetória da Assistência Social e a organização enquanto política pública, apresentando a necessidade de consolidação do SUAS, que possibilitará o fortalecimento da gestão e do controle social e a implantação do CRAS E CREAS e suas funções nos municípios como um equipamento social. 

“As conferências municipais são espaços democráticos de e nelas temos a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido e, principalmente, discutir propostas de melhorias em conjunto com o poder público”. Destaca Daiane.