Sebrae sugere projeto piloto para captação de recursos no turismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com o objetivo de discutir a importância do Turismo Regional, com destaque para o Município de Praia Grande, que possui 48% de seu território área de Parques Nacionais, foi realizada uma reunião no gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá na tarde desta segunda-feira (19), com a presença de representantes do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 

No encontro, que ocorreu em atendimento à solicitação do Prefeito de Praia Grande, Valcir Darós, o Secretário Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt recebeu o Prefeito junto do presidente da Câmara de vereadores, Adelirio Monteiro dos Santos; o gerente Regional de Turismo, Cultura e Esporte, Everaldo Coelho Caetano; a coordenadora de turismo da AMESC, Cristiane Biléssimo  e demais representantes do Turismo.

Os participantes expuseram ao gerente de Projetos Regionais e Setoriais do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues e ao coordenador regional sul, João Alexandre Guza, a importância de uma parceria para a realização de investimentos no Turismo, visando a atrações de turistas para a região durante a Copa de 2014 e também o planejamento turístico a longo prazo.

O Prefeito ressaltou a importância de Praia Grande para o cenário turístico nacional, com os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e Serra Geral. “Estamos ansiosos por desenvolvimento. Precisamos fomentar o nosso turismo, mas para isso temos que firmar parcerias para realizarmos ações de infraestrutura e aperfeiçoamento de mão-de-obra”, disse Valcir Darós.

O gerente de Projetos Regionais e Setoriais disse que o Sebrae/SC será parceiro do Extremo-Sul, assim como tem sido aliado no desenvolvimento de ações semelhantes em todo o Estado. Ele sugeriu a elaboração de um planejamento para o setor, inicialmente em um projeto piloto no Município de Praia Grande, onde será designado um técnico do Sebrae no mês de outubro para auxiliar os gestores do setor na elaboração do Plano, para posteriormente buscar a captação de recursos. 

O secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá agradeceu a disponibilidade dos técnicos do Sebrae, em ouvirem as necessidades e sonhos para o Turismo Regional. Ele mencionou ainda o Projeto Geoparque, que engloba todos os 15 Municípios do Extremo-Sul, lançando a Região como candidata a integrar a Rede Mundial de Geoparques.

Dados – Assessoria de Imprensa 22ª SDR