A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os usuários do Sistema Único de Saúde poderão fazer críticas, sugestões e elogios através do Carta SUS. O instrumento começou a ser distribuído no dia 25 de janeiro aos Estados. Essa Carta tem o objetivo de estimular o usuário a avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas de todo o Brasil.
O usuário poderá aproveitar a oportunidade para denunciar irregularidades nos Municípios buscando uma melhoria na Saúde local. Por enquanto, somente quem foi internado a partir de setembro de 2011 irá receber a carta. Em fevereiro de 2012 a carta será entregue aos pacientes internados em outubro de 2011 e, assim, sucessivamente.
O envio das cartas começou pelo Estado do Paraná. Esse envio será mensal e não terá despesas para o usuário, pois após preencher o cartão resposta, o usuário poderá entregá-lo ao carteiro ou nas agências dos correios. Os endereços serão obtidos através dos formulários de Autorização para Internação Hospitalar (AIH). Até o momento, foram impressas 57 mil correspondências. Com o envio das cartas serão gerados relatórios de avaliação do atendimento da saúde pública.
O novo sistema apenas formaliza uma questão que já era possível há muito tempo. Antes da elaboração da Carta, era possível que a população manifestasse sua opinião com relação aos serviços públicos de Saúde formal ou informalmente.
A CNM possui um sistema de ouvidoria para atender os Municípios e a partir do retorno deles, foram criados sites como, por exemplo, o das Conferências de Saúde.
Fonte: CNM
Publicado por I5 Comunicação Ímpar