A equipe coordenadora do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul (SDR e AMESC) reuniu na tarde da quarta-feira (29), na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Secretários Municipais de Educação e Educadores do ensino médio e fundamental das disciplinas de História e Geografia das Unidades Escolares localizadas nos 19 Municípios que fazem parte do território do Projeto.
O encontro faz parte do processo de mobilização, apresentação do projeto e sensibilização dos diversos grupos, deflagando o processo de governança do território da Região candidata ao título de Geoparque Caminhos dos Canions do Sul com vistas a atender os quesitos estabelecidos pela UNESCO e Rede Global de Geoparks.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt, o objetivo é encaminhar a candidatura ainda este ano, e para isto, várias etapas do projeto estão sendo cumpridas. “Temos muito potencial. Inicialmente já foram inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil 20 geossítios. Se conseguirmos o selo teremos projeção nacional e internacional, e inúmeros benefícios como geração de emprego e renda, elevação do IDH, agregação de valor na economia, fortalecimento do envolvimento da população local em projetos, ações e práticas de sustentabilidade, entre outros”, destacou.
Também participaram da reunião de sensibilização com educadores o diretor geral da SDR, Agenor Biava, a coordenadora de Turismo da AMESC, que faz parte da coordenação do projeto, Cristiane Tonetto Biléssimo, e a secretário executiva do Geoparque Araripe, localizado no Ceará, único Geoparque constituído no Brasil, há 5 anos, Flávia de Lima.
Finalizando uma das etapas do Plano de Trabalho da equipe de coordenação, após reunir diversos segmentos, nesta quinta-feira (1º), ocorrerão mais duas reuniões do Projeto. A primeira será em Araranguá, na sede da AMESC, a partir das 9 horas, reunindo órgãos ligados ao enfrentamento de adversidades naturais, climáticas ou provocadas pela ação do homem (como Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Assistentes Sociais). O último encontro de sensibilização será às 19h30min no auditório da Prefeitura de Sombrio, reunindo trade turístico, entidades não-governamentais e sociedade civil organizada.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR
Publicado por I5 Comunicação Ímpar