Coordenação do Projeto Geoparque mobiliza órgãos ligados ao enfrentamento de adversidades

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dando continuidade aos encontros de mobilização dos segmentos, apresentação do Projeto e mobilização dos grupos deflagrando o processo de governança do território da Região, a coordenação do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul (Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá e Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) reuniu na manhã da quinta-feira (1º) na sede da AMESC, em Araranguá, os representantes dos órgãos ligados ao enfrentamento de adversidades.

Participaram da reunião os coordenadores municipais de Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Ambiental e Rodoviária, Assistentes Sociais e Secretários de Saúde. A coordenadora do projeto na SDR Araranguá, Sung Chen Lin, explica que é fundamental a adesão deste grupo ao projeto, já que os turistas que virão à Região em decorrência da inclusão da Unidade na Rede Global de Geoparks precisam conhecer os eventuais riscos e ameaças que poderão enfrentar na ocorrência de situações emergenciais. “Este é apenas o primeiro encontro. Precisamos determinar necessidades, estabelecer prioridades, realizar uma avaliação da vulnerabilidade e elaborarmos um Plano de Gestão para situações emergenciais”, disse.

A consultora do Projeto, geóloga Flávia de Lima, secretária executiva do Geoparque Araripe, localizado no Ceará (único Geoparque constituído no Brasil, dos 89 que existem no mundo), explicou que o objetivo é articular a Região que já existe e que possui uma diversidade de belezas naturais e geológicas, promovendo novos roteiros, novos museus, alcançando o desenvolvimento turístico desejado.

A coordenadora do projeto através da AMESC, Cristiane Tonetto Biléssimo, concluiu que o objetivo é encaminhar a candidatura à UNESCO e à Rede Global de Geoparks ainda este ano. “Se conseguirmos a chancela, teremos inúmeros benefícios, além da projeção nacional e internacional”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá

Publicado por I5 Comunicação Ímpar