Coordenação do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul reúne Grupo de Enfrentamento a Adversidades

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A 2ª reunião técnica do Grupo de Trabalho de enfrentamento a adversidades naturais, climáticas ou provocadas pelo homem foi realizada na tarde da terça-feira (27) no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá pela coordenação do Projeto ‘Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul’.  

O encontro foi aberto pelo secretário Regional Heriberto Afonso Schmidt, que enfatizou a importância de todos os segmentos conhecerem e participarem do Projeto que abrange os 15 Municípios do Extremo-Sul e outros 04 do Rio Grande do Sul. Ele informou que uma cartilha está sendo elaborada pela coordenação, com informações e imagens da Região, para serem entregues à comunidade. “Precisamos conhecer nossas belezas e acreditar no nosso potencial”.  

Na pauta da reunião técnica estavam a entrega da planilha de Experiências de Eventos e Adversidades vivenciadas na Região; o levantamento de dados para a construção de um mapa de eventos, de áreas de risco e de vulnerabilidades (comunidades e instituições) e a construção de um Plano de Ação do Grupo. “Precisamos formular estratégias para a construção de um território seguro. Temos que primar pela segurança da população local e dos turistas que nos visitarão”, disseram as coordenadoras do Projeto, Sung Chen Lin (SDR Araranguá) e Cristiane Tonetto Biléssimo (AMESC – Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense). 

Compõem o Grupo de Enfrentamento às adversidades os representantes de setores como: Defesas Civis Municipais, Meio Ambiente, Assistência Social, Corpo de Bombeiros,  Polícias Militar, Ambiental e Rodoviária e CONSEGs.  

Na data em que o Furacão Catarina completou 8 anos, a reunião contou com a participação especial do ex-coordenador Regional de Defesa Civil da SDR Araranguá, Sargento Djalma Niles, que hoje coordena a Defesa Civil da Regional de Curitibanos, que pôde contribuir com a vasta experiência na atuação no Corpo de Bombeiros e nas Coordenadorias e também com a participação do atual coordenador das Regionais de Criciúma e Araranguá, Rosinei da Silveira, que se colocou à disposição dos Municípios da Região para auxílios e esclarecimentos. 

Nesta quarta-feira (28) ocorrerá uma nova reunião do Projeto na Casa da Cultura de Torres/RS, das 8h30min às 17 horas, com o segmento governamental

Publicado por i5 Comunicação Ímpar