A coordenação do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul (Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá e Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) realizou na tarde desta segunda-feira (09) no auditório da AMESC a terceira reunião com o Grupo de Trabalho (GT) Científico, composto por professores pesquisadores dos Institutos de Ensino Superior da Região, onde foi iniciada a construção de um Plano de Ação.
De acordo com as coordenadoras do Projeto, Chen Lin (SDR Araranguá) e Cristiane Tonetto Biléssimo (AMESC), entre os itens do Plano de Ação está a elaboração de um Programa de Capacitação voltado para professores da educação básica a serem oferecidos pelo IFSC e IFC com os seguintes cursos: educação patrimonial; aspectos da fauna e da flora da Região; aspectos do clima e hidrologia da Região, e aspectos da geologia e da geomorfologia da Região. Este último curso será oferecido em junho em um módulo de 16 horas com uma saída de campo, ministrado pelos professores Mauricio Dalpiaz (IFSC) e Leila Beltrão (IFC). Os demais cursos ainda não tem datas definidas.
Outro encaminhamento da reunião, que constitui o Plano de Ação, diz respeito à elaboração de textos para painéis interpretativos dos 20 sitios geológicos (localizados nos 19 Municípios de abrangência do território do Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, identificados pelo Serviço Geológico do Brasil -CPRM). Serão realizadas saídas de campo, através de dois roteiros – sítios catarinenses e sitios gaúchos, para conhecimento dos aspectos geológicos, ambientais e turísticos in loco. Para a elaboração dos textos também será feita a leitura do relatório técnico elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil.
A próxima reunião agendada pela coordenação do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul será no dia 18 de abril, às 13h30min na SDR Araranguá, com o grupo formado por professores da educação básica.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá
Publicado por i5 Comunicação Ímpar