Em reunião com Secretário João Rodrigues Prefeitos repassam preocupação com a seca

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O secretário da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, João Rodrigues foi recebido na tarde da quarta-feira (23) pelos Prefeitos da AMESC, na prefeitura de Balneário Arroio do Silva, para discutirem medidas de auxílio aos municípios que decretaram situação de emergência devido a estiagem prolongada. 

O encontro foi uma solicitação da AMESC, por intermédio do seu Presidente, Marcos Leone Oliveira – Prefeito de Ermo, tendo em vista a estiagem que assola o extremo sul catarinense, que tem causado prejuízos imensuráveis para a agricultura, prejudicado, o abastecimento de água humana e animal. Os líderes municipais não estão medindo esforços para minimizar o problema, porem necessitam de auxilio imprescindível do governo do Estado e Federal. O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt esteve presente.

De acordo com João Rodrigues, a secretaria tem como incluir os municípios que decretaram situação de emergência no pacote financeiro emergencial que será repassado para as 133 cidades atingidas pela seca na região oeste do estado. “O Governo tem como ajudar, mas ainda não é o suficiente para amenizar a situação, assumo o compromisso em remanejar parte dos recursos que estão sendo destinados para os municípios do oeste, no entanto outras ações serão necessárias para amenizar a situação na região”, esclarece.

Na sexta-feira (25) o Secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff estará na região. Na oportunidade a AMESC entregará um ofício assinado pelos Prefeitos contendo o pedido de apoio para que a população possa ser atendida perante a situação emergencial. A maioria dos municípios da região decretou situação de emergência.

 

Depoimentos:

Prefeita Geci Geltrudes de Oliveira Casagrande – Santa Rosa do Sul

“Estamos realmente preocupados com a situação. Há tempos não passávamos por uma seca como essa. Não temos mais água para a criação do gado e algumas famílias já estão sem água para o consumo próprio”.

Prefeito Jonnei Zanette  – Meleiro

“Já estamos fazendo abastecimento com máquinas em aviários. Mas, o angustiante é que algumas famílias não possuem mais água para o consumo. Fazem 30 dias que declaramos situação de emergência”.

Prefeito Alex Sandro Pereira Bianchin – São João do Sul

Algumas famílias estão recebendo água do caminhão bombona. Nosso município decretou situação de emergência há 40 dias. E, se olharmos a previsão do tempo notamos que não há perspectivas de chuva em um curto período”.   

i5 Comunicação Ímpar